Buscar

Como é Definida a Geometria Final de um Aterro Sanitário? Quais os Métodos de Análise de Estabilidade dos Taludes de um Aterro Sanitário? A defini...

Como é Definida a Geometria Final de um Aterro Sanitário? Quais os Métodos de Análise de Estabilidade dos Taludes de um Aterro Sanitário?

A definição da geometria final de um aterro sanitário deve levar em consideração as regulamentações ambientais e de resíduos sólidos específicas do Brasil, tanto no âmbito federal pelas resoluções e planos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), quanto no âmbito estadual e municipal, quando houver.
Dimensionar adequadamente um aterro sanitário é crítico para garantir que ele acomode todos os resíduos recebidos ao longo da vida útil projetada.
O estudo da hidrologia é fundamental para evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
No projeto de aterro sanitário a topografia do local influencia a configuração dos taludes e a geologia subjacente revela importantes informações sobre a estabilidade do solo.
A determinação das inclinações dos taludes é uma consideração crítica para a estabilidade do aterro sanitário.

Essa pergunta também está no material:

Seminário 2 - Geotecnia Ambiental
8 pág.

Hidrologia Faculdade Católica do TocantinsFaculdade Católica do Tocantins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A geometria final de um aterro sanitário é definida levando em consideração as regulamentações ambientais e de resíduos sólidos específicas do Brasil, tanto no âmbito federal pelas resoluções e planos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), quanto no âmbito estadual e municipal, quando houver. Para garantir que o aterro sanitário acomode todos os resíduos recebidos ao longo da vida útil projetada, é necessário dimensioná-lo adequadamente. O estudo da hidrologia é fundamental para evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas. A topografia do local influencia a configuração dos taludes e a geologia subjacente revela importantes informações sobre a estabilidade do solo. Existem diversos métodos de análise de estabilidade dos taludes de um aterro sanitário, como o método de Bishop, o método de Fellenius, o método de Morgenstern-Price, entre outros. A determinação das inclinações dos taludes é uma consideração crítica para a estabilidade do aterro sanitário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais