Buscar

(Adaptada de Prefeitura Municipal de Salgadinho -PE, 2009 - Farmacêutico) Os processos metabólicos, visam transformar um fármaco em um intermediári...

(Adaptada de Prefeitura Municipal de Salgadinho -PE, 2009 - Farmacêutico) Os processos metabólicos, visam transformar um fármaco em um intermediário com menor atividade biológica. Dentre os diversos sistemas enzimáticos responsáveis pelo processo de metabolismo, destaca-se o citocromo P450. Sobre este citocromo e metabolização dos fármacos, assinale a alternativa correta:

A farmacogenética é definida, através da análise do genoma (DNA) e seus produtos (RNA e proteínas), como a possível relação com a resposta aos medicamentos.
A alteração das respostas farmacológicas, condicionadas por formas enzimáticas polimórficas, produzirá fenótipos farmacogenéticos variantes, relativos aos efeitos de sub-dose ou toxicidade ao uso de fármacos.
A farmacogenética, juntamente com a genômica, promete uma farmacoterapia individualizada, pelo estudo genotípico de cada indivíduo, adaptando o genoma à resposta segura ao medicamento diminuindo a probabilidade de eventos adversos.
As enzimas do citocromo P450 são pertencentes a uma seleta família de cromoproteínas amplamente distribuídas em todos os seres vivos e estão envolvidas no metabolismo de uma variedade de compostos quimicamente diferentes.
a) Somente a afirmativa 1 está correta.
b) Somente a afirmativa 2 está correta.
c) Somente a afirmativa 3 está correta.
d) Somente a afirmativa 4 está correta.
e) As afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Biologia molecular e farmacogenetica av1 estacio
4 pág.

Biologia Celular e Molecular Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "As afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas." A afirmativa 1 está incorreta, pois a farmacogenética é definida como a possível relação entre a resposta aos medicamentos e a análise do genoma (DNA) e seus produtos (RNA e proteínas). A afirmativa 2 está correta, pois a alteração das respostas farmacológicas, condicionadas por formas enzimáticas polimórficas, produzirá fenótipos farmacogenéticos variantes, relativos aos efeitos de sub-dose ou toxicidade ao uso de fármacos. A afirmativa 3 está correta, pois a farmacogenética, juntamente com a genômica, promete uma farmacoterapia individualizada, pelo estudo genotípico de cada indivíduo, adaptando o genoma à resposta segura ao medicamento diminuindo a probabilidade de eventos adversos. A afirmativa 4 está correta, pois as enzimas do citocromo P450 são pertencentes a uma seleta família de cromoproteínas amplamente distribuídas em todos os seres vivos e estão envolvidas no metabolismo de uma variedade de compostos quimicamente diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais