Buscar

Dentro do sistema endócrino, há diversos órgãos secretores de hormônios. Diferentemente do que acreditava-se antigamente, os hormônios não são secr...

Dentro do sistema endócrino, há diversos órgãos secretores de hormônios. Diferentemente do que acreditava-se antigamente, os hormônios não são secretados apenas por órgãos, mas também por glândulas e células.

ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: Unicesumar, 2018.

 

​Dessa forma, analise as afirmações, considerando (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:

 

( ) O GH, conhecido como hormônio do crescimento, é, também, comumente chamado de hormônio esteróide derivado do colesterol. Ele é responsável pela síntese de secreção de adrenalina, incluindo, em seu efeito metabólico, degradação de proteína muscular e aumento na deposição de gordura central.

( ) O pâncreas tem a responsabilidade de produzir a insulina, hormônio proteíco produzido por um tipo específico de celula, no pâncreas, chamado de célula BETA. Sua função é a de remover o excesso de glicose do sangue e mantê-la em níveis considerados adequados.

(  ) O GLUCAGON secretado pelo pâncreas, pelas células alfa pancreáticas, tem a finalidade de impedir que a glicose sanguínea atinja valores extremamente baixos.

( ) O GH é o principal hormônio esteróide androgênio. Possui funções de direcionamento sexual embrionário, atividade secretora pós púbere, efeitos anabólicos sobre músculos e ossos e é responsável pelo crescimento peniano.

(  ) A testosterona é o principal hormônio esteróide envolvido no sexo feminino, produzido principalmente nas células da granulosa nos ovários. Possui efeitos sobre o humor, manutenção da densidade mineral óssea, crescimento e diferenciação dos orgãos sexuais femininos.

 

A sequência correta é:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: F, V, V, F, F. Justificativa: - (F) O GH (hormônio do crescimento) não é um hormônio esteróide derivado do colesterol, mas sim um hormônio proteico. Ele é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de diversos tecidos e órgãos do corpo humano. - (V) O pâncreas produz a insulina, hormônio proteico produzido pelas células beta pancreáticas. A insulina é responsável por regular os níveis de glicose no sangue, removendo o excesso de glicose e mantendo-a em níveis adequados. - (V) O glucagon é secretado pelas células alfa pancreáticas e tem a função de aumentar os níveis de glicose no sangue, impedindo que eles atinjam valores extremamente baixos. - (F) O GH não é o principal hormônio esteróide androgênio, mas sim um hormônio proteico. Ele é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de diversos tecidos e órgãos do corpo humano. - (F) A testosterona não é o principal hormônio esteróide envolvido no sexo feminino, mas sim no sexo masculino. Nas mulheres, a principal fonte de hormônios esteróides são os ovários, que produzem principalmente estrógeno e progesterona.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais