Buscar

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), os hospitais, ...

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), os hospitais, e demais empresas, que forem obrigados a constituir SESMT deverão exigir dos profissionais que os integram comprovação de que estes satisfazem os seguintes requisitos: a) Engenheiro de Segurança do Trabalho - engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação; b) Médico do Trabalho - médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina; c) Enfermeiro do Trabalho - enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem; d) Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação; e) Técnico de Segurança do Trabalho: técnico portador de comprovação de Registro Profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.

Sobre os procedimentos adequados à NR 4, julgue os itens a seguir.

 

I. Compete aos profissionais integrantes do SESMT manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la.

 

II. Os profissionais integrantes do SESMT devem promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais.

 

III. É dever dos profissionais integrantes do SESMT esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.

 

IV. Os profissionais integrantes do SESMT devem analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, quando houver vítima, além de todos os casos de doença ocupacional.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II, III e IV.

B) 

I e II, apenas.

C) 

I, II e III, apenas.

D) 

III e IV, apenas.

E) 

IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a NR 4, os profissionais integrantes do SESMT devem manter relacionamento com a CIPA, promover atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção, além de analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, quando houver vítima, e todos os casos de doença ocupacional. Portanto, a alternativa correta é a letra A) I, II, III e IV.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais