Buscar

2. A velocidade síncrona, em rpm, do motor de corrente alternada (CA), é definida pela velocidade de rotação do campo girante (ou velocidade do cam...

2. A velocidade síncrona, em rpm, do motor de corrente alternada (CA), é definida pela velocidade de rotação do campo girante (ou velocidade do campo magnético rotativo). Essa velocidade depende do número de polos (P) do motor e da frequência (F) da rede, conforme a fórmula: rpm = (120 x F ) / P . Considerando um motor CA, conectado na rede elétrica brasileira (F = 60 Hz), analise as seguintes sentenças:

I- Se o número de polos do motor for um décimo da frequência da rede, então a velocidade síncrona dele será de 12000 rpm.
II- Se o número de polos do motor for 2, então a velocidade síncrona dele será de 3600 rpm.
III- Se o número de polos do motor for um décimo da frequência da rede, então a velocidade síncrona dele será de 1200 rpm.
IV- Se o número de polos do motor for 4, então a velocidade síncrona dele será de 2200 rpm.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.


a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II
5 pág.

Eletricidade Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) As sentenças II e IV estão corretas. Explicação: A fórmula para calcular a velocidade síncrona de um motor de corrente alternada é rpm = (120 x F) / P, onde F é a frequência da rede elétrica (60 Hz no Brasil) e P é o número de polos do motor. I - Se o número de polos do motor for um décimo da frequência da rede, então a velocidade síncrona dele será de 12000 rpm. (Incorreta, pois a fórmula correta seria rpm = (120 x 60) / (1/10) = 72000 rpm, o que é impossível para um motor CA) II - Se o número de polos do motor for 2, então a velocidade síncrona dele será de 3600 rpm. (Correta, pois rpm = (120 x 60) / 2 = 3600 rpm) III - Se o número de polos do motor for um décimo da frequência da rede, então a velocidade síncrona dele será de 1200 rpm. (Incorreta, pois a fórmula correta seria rpm = (120 x 60) / (1/10) = 72000 rpm, o que é impossível para um motor CA) IV - Se o número de polos do motor for 4, então a velocidade síncrona dele será de 1800 rpm. (Incorreta, pois rpm = (120 x 60) / 4 = 1800 rpm) Portanto, apenas as sentenças II e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais