Buscar

A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide ...

A elevação do número de leucócitos com presença de células imaturas pode ser considerada um quadro hematológico semelhante ao da Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Isso ocorre em alguns quadros clínicos de infecção bacteriana, uso de corticoides, em quadros hemolíticos, carcinoma de pulmão ou metástases, tuberculose e uso terapêutico do fator estimulador de granulócitos. Essa condição é denominada ¨reação leucemoide¨. Para diferenciar a reação leucemoide da LMC, é necessário realizar

I - Imunofenotipagem dos linfócitos para definição/classificação do quadro linfoproliferativo, que pode ser complementada pela análise citogenética e por biópsia de medula óssea.
II - Análise morfológica do esfregaço de sangue de outros membros da família em que se observa que o núcleo do neutrófilo tem aparência bilobulada, como um alterez, com um número reduzido de segmentos e aglutinação grosseira da cromatina nuclear.
III - Pesquisa do cromossomo Philadelphia, por análise citogenética ou molecular, e da fosfatase alcalina dos neutrófilos, por citoquímica.
IV - Proteinograma em que se observa formação de pico monoclonal em região de beta ou gamaglobulina e testes de imunofixação de soro e urina do paciente.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

91
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Somente a afirmativa I está correta. A imunofenotipagem dos linfócitos é um exame importante para a definição/classificação do quadro linfoproliferativo, que pode ser complementada pela análise citogenética e por biópsia de medula óssea. As outras afirmativas não são adequadas para diferenciar a reação leucemoide da LMC. A análise morfológica do esfregaço de sangue de outros membros da família em que se observa que o núcleo do neutrófilo tem aparência bilobulada, como um alterez, com um número reduzido de segmentos e aglutinação grosseira da cromatina nuclear é uma característica da Síndrome de Pelger-Huët, que é uma condição benigna e não está relacionada à LMC. A pesquisa do cromossomo Philadelphia e da fosfatase alcalina dos neutrófilos também são exames importantes para o diagnóstico da LMC, mas não são adequados para diferenciar a reação leucemoide da LMC. O proteinograma em que se observa formação de pico monoclonal em região de beta ou gamaglobulina e testes de imunofixação de soro e urina do paciente são exames importantes para o diagnóstico de gamopatias monoclonais, mas não são adequados para diferenciar a reação leucemoide da LMC.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais