Buscar

Gilberto Freyre se dedicou aos estudos do processo de miscigenação no Brasil e acrescentou uma nova perspectiva sobre o assunto. Mesmo tendo obras ...

Gilberto Freyre se dedicou aos estudos do processo de miscigenação no Brasil e acrescentou uma nova perspectiva sobre o assunto. Mesmo tendo obras consideradas ensaístas, ou seja, que não obedeciam fielmente às normas científicas, e que se aproximavam de uma linguagem muito mais popular do que acadêmica, suas obras são consideradas essenciais, pois ajudaram a compreender o Brasil e desmistificaram uma espécie de racismo científico que iniciava seu processo de construção no começo do século XX. Segundo Freyre, a miscigenação, ou mestiçagem, seria um fenômeno muito comum e por isso era determinante para a formação do povo brasileiro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Gilberto Freyre entendia que a miscigenação era determinante para a formação de nosso povo e ela poderia ser algo positivo aos seres humanos e às sociedades.

( ) Freyre explora a fundo o tema da miscigenação em sua obra "Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano".

( ) O racismo científico nasce de teorias que estavam contaminando os diversos espaços intelectuais da época com a ideia da inferioridade de algumas raças em relação a outras. Essa teoria considerava que a mistura entre etnias poderia ser algo negativo no sentido biológico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - V - V.


B) F - V - F.


C) F - F - F.


D) V - F - V.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais