Buscar

desafio Após ler a carta, Mauro lhe faz as seguintes perguntas: a) A carta se situa tipicamente como uma prática do gênero acadêmico "carta de a...

desafio Após ler a carta, Mauro lhe faz as seguintes perguntas: a) A carta se situa tipicamente como uma prática do gênero acadêmico "carta de aceite/recusa de trabalhos acadêmicos" destinados a revistas de circulação científica? b) A carta cumpre com o propósito comunicativo do gênero? c) Qual a expectativa que ela constrói quando lida pelo editor da revista? Justifique a sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Não, a carta não se situa tipicamente como uma prática do gênero acadêmico "carta de aceite/recusa de trabalhos acadêmicos" destinados a revistas de circulação científica, pois não há menção a um trabalho acadêmico específico. b) Sim, a carta cumpre com o propósito comunicativo do gênero, pois informa ao destinatário sobre a decisão tomada em relação ao trabalho acadêmico submetido. c) A expectativa que a carta constrói quando lida pelo editor da revista é de que o trabalho acadêmico submetido foi avaliado e que a decisão tomada foi baseada em critérios de qualidade e relevância para a área de estudo em questão.

0
Dislike0
User badge image

Nataly Sela

Padrão de resposta esperado

a) Após a leitura da carta-resposta, a qual foi escrita em resposta à carta de recusa do seu artigo científico, o qual foi submetido para publicação na revista científica de Biologia Biologando com a Vida, nota-se que a carta de Mauro não se situa como uma prática discursiva comum desse gênero, já que, quando os autores de um trabalho recebem uma carta de "total" recusa do trabalho científico – carta essa que não dá abertura para modificação de alguns aspectos no texto antes de ressubmetê-lo –, o movimento comum ao receber tal decisão é de aceitá-la como uma resposta de autoridade da comunidade discursiva com quem, de alguma forma, o autor compactua. No caso da carta de Mauro, o movimento mais comum é de levar o autor a aceitar a decisão para, em seguida, submeter o seu trabalho em outra revista.

b) Pode-se notar que o propósito comunicativo ou a motivação que gerou a escrita da carta por Mauro se deu em torno da não aceitação do ato de recusa produzido pela carta da revista científica enviada para ele informando uma tomada de decisão editorial. Mauro, por sua vez, recusou a tomada de decisão do grupo editorial. O ato gerador da sua carta, assim, representou um movimento de recusa ou de negação a uma situação comunicativa e discursiva gerada pela comunidade científica do campo da Biologia. Sendo assim, a sua carta não adere à decisão da revista, o que quebra, de certo modo, com a expectativa do gênero acadêmico carta de aceite/recusa de trabalhos científicos. Por esses motivos, a carta de Mauro acaba causando certa subversão do gênero e quebra na expectativa da sua recepção, uma vez que as circunstâncias de recepção/audiência representadas por Mauro são diferentes das previstas pelo editor da revista.

c) Quando uma pessoa submete um trabalho acadêmico para uma revista científica, de certo modo, se mostra de acordo com as regras e as exigências compactuadas por aquela comunidade discursiva. Assim, a recusa da publicação, mesmo que pareça “injusta”, gera um movimento de levar o mesmo trabalho produzido para ser submetido a outras revistas/comunidades discursivas que possam parecer mais alinhadas à discussão estabelecida pelo artigo e aos propósitos acadêmicos.

Sendo assim, o gênero carta-resposta à revista acadêmica poderia ser redigido da seguinte maneira:


Goiânia, 13 de maio de 2020.

À Revista Científica Biologando com a Vida

Caro editor,

Escrevo-lhe para lhe agradecer, e a sua equipe de editores e revisores, por conseguinte, pela leitura e análise do meu trabalho. Embora lamente a recusa do artigo científico que submeti, uma vez que considero o trabalho importante para a possibilidade de se plantar batatas yacón no nosso território brasileiro, gostaria de solicitar, se possível, sobre os pontos e os aspectos que levaram a sua desconsideração para fins de publicações futuras.

Obrigado pela atenção,

Mauro Sebastião​​​​​​​


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais