Buscar

O desenvolvimento de projetos de software é uma atividade complexa e com muitas particularidades e tomadas de decisões. Atualmente, existem vários ...

O desenvolvimento de projetos de software é uma atividade complexa e com muitas particularidades e tomadas de decisões. Atualmente, existem vários métodos para auxiliar no desenvolvimento de projetos de software, e a Engenharia de Software é uma das áreas que possui várias práticas para isso. Além disso, existem vários padrões de projeto, cada um com suas características e usabilidades, que auxiliam no desenvolvimento de projetos de software orientados a objetos. No entanto, não basta apenas conhecer os padrões de projeto, é necessário ter dedicação para compreendê-los e saber em quais problemas podem ser aplicados ou que se adaptam melhor. Neste contexto, disserte sobre como padrões de projeto surgem e como eles podem ser suporte para projetistas de software. 

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os padrões de projeto surgem como soluções para problemas comuns que ocorrem durante o desenvolvimento de software. Eles são criados por desenvolvedores experientes que, ao longo do tempo, identificaram problemas recorrentes e criaram soluções eficazes para resolvê-los. Essas soluções são documentadas e compartilhadas com a comunidade de desenvolvedores, tornando-se padrões de projeto. Os padrões de projeto são importantes porque fornecem soluções testadas e comprovadas para problemas comuns de desenvolvimento de software. Eles ajudam os projetistas de software a criar sistemas mais flexíveis, reutilizáveis e fáceis de manter. Além disso, os padrões de projeto podem melhorar a comunicação entre os membros da equipe de desenvolvimento, pois fornecem uma linguagem comum para discutir soluções de design. No entanto, é importante lembrar que os padrões de projeto não são uma solução universal para todos os problemas de design de software. Cada padrão tem suas próprias características e usabilidades, e é importante entender em quais problemas eles podem ser aplicados ou que se adaptam melhor. Os projetistas de software devem ter dedicação para compreender os padrões de projeto e aplicá-los de forma adequada e eficaz em seus projetos.

0
Dislike0
User badge image

Jackeline Martins

Os padrões de projeto surgem da necessidade de trabalhar em tempo hábil para o desenvolvimento de software devido sua dificuldade nas atividades, modelagens e codificações, sendo assim, servem de suporte aos projetistas porque usam um padrão na especificação da arquitetura das soluções utilizando esse padrão de comunicação entre os envolvidos no projeto através da reutilização de códigos e soluções de problemas já testados e usados repetidas vezes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais