Buscar

Nos termos do artigo 1.144 do Código Civil, o Contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, só produzir...

Nos termos do artigo 1.144 do Código Civil, o Contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, só produzirá efeitos quanto a terceiros depois de averbado à margem da inscrição do empresário ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis.


Considerando as informações apresentadas e a WebAula, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Um negócio envolvendo a transferência de um estabelecimento empresarial possa produzir efeitos jurídicos e garantir o contrato de compra e venda desse estabelecimento, é necessário obter a concordância por escrito dos credores.

PORQUE

II. Se essa cautela não for cumprida, o empresário poderá sofrer um processo de falência e ter a transferência do seu estabelecimento anulada nos termos da Lei de Falências.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I." A asserção I é verdadeira, pois para que um negócio envolvendo a transferência de um estabelecimento empresarial possa produzir efeitos jurídicos e garantir o contrato de compra e venda desse estabelecimento, é necessário obter a concordância por escrito dos credores. A asserção II também é verdadeira, pois se essa cautela não for cumprida, o empresário poderá sofrer um processo de falência e ter a transferência do seu estabelecimento anulada nos termos da Lei de Falências. No entanto, a II não é uma justificativa correta da I, pois não há relação de causa e efeito entre as duas asserções.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais