Buscar

Mas vocês já viram como estão empregando atualmente a expressão ‘roteiro técnico’? Qualquer coisa que se quer fazer hoje em dia tem que ser precedi...

Mas vocês já viram como estão empregando atualmente a expressão ‘roteiro técnico’? Qualquer coisa que se quer fazer hoje em dia tem que ser precedida do ‘roteiro técnico’. A mania começou com a ‘fusão’. Tudo na crítica de cinema era ‘fusão’, tempos atrás.

“Depois apareceu o ‘flash-back’. Raro era o filme em que o cronista especializado não descobria um ‘flash-back’. Todavia, também essa escola foi superada, dando lugar a uma nova era: a era do ‘roteiro técnico’. Um amiguinho, que vive ligado aos meus coleguinhas da crônica cinematográfica, revelou-me que já existe gente que antes de criticar o filme traça o ‘roteiro técnico’ do artigo. Imaginem! Breve teremos um desses ‘astros’ da nossa cinematografia fazendo palestras nos gabinetes portugueses ou nas associações francesas sobre a influência do ‘roteiro técnico’ e o cinema mundial. Eu acabo acreditando que esse tal de ‘roteiro técnico’ tem papel de destaque na confecção da bomba atômica. Deve ser algo mais importante do que o urânio. Sim, meus amiguinhos, eu também entendo de física nuclear. E para terminar um recadinho ao sr. José Alencar de Sousa (o nome está trocado para evitar o eco: terminar com Alencar): pelo amor de Deus, quando o sr. vai acabar com essa mania de filme europeu? Psicanalise-se, amigo. Sim, porque eu também entendo muito da ciência do Freud. Aquele tal de Em Qualquer Lugar da Europa, que eu tive a desdita de assistir com o meu noivo, deixou-me com alergia.”

 

(Folha da manhã (vespertino) 28 out. 1952, p.7. Em: ARAÚJO, Luciana. A crônica de cinema no Recife dos anos 50. Editora Fundarpe, 1997, p. 146-147)

 

A crônica acima foi publicada na década de 1950 e faz uma crítica ao uso da expressão “roteiro técnico”. Um roteiro deste tipo diferencia-se do roteiro literário por:


  • A: explicar o roteiro para para o público em geral, a imprensa e a crítica especializada.
  • B: divulgar os nomes de atores, diretores, roteiristas e demais trabalhadores do filme.
  • C: conter indicações referentes à posição de câmeras, iluminação, som e efeitos audiovisuais.
  • D: possuir dados técnicos do filme, como contratos, compras de equipamentos e cópias.
  • E: trazer informações sobre orçamento, pagamentos de atores e equipes e arrecadação.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O roteiro técnico diferencia-se do roteiro literário por conter indicações referentes à posição de câmeras, iluminação, som e efeitos audiovisuais. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais