Buscar

Paciente A.A.C., 78 anos de idade, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de rouquidão progressiva há três meses. Refere que associadam...

Paciente A.A.C., 78 anos de idade, sexo feminino, comparece ao ambulatório com queixa de rouquidão progressiva há três meses. Refere que associadamente vem apresentando quadro de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados. Negou perda ponderal importante nos últimos seis meses, assim como outras queixas. Faz uso irregular de levotiroxina 88 mcg há 10 anos. Clinicamente é percebido aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação.

O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.
A hipótese diagnóstica mais provável é de carcinoma de tireoide, sendo necessária a realização de biópsia da lesão para confirmação diagnóstica.
A) O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.
B) O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.
C) O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.
D) O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.
E) O paciente apresenta aumento difuso da tireoide, de aspecto endurecido e com aparente nodulação, associado a rouquidão progressiva há três meses, tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos, inclusive se alimentando, no momento, com alimentos liquidificados.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hipótese diagnóstica mais provável é de carcinoma de tireoide, sendo necessária a realização de biópsia da lesão para confirmação diagnóstica. A alternativa correta é a letra A.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais