Buscar

Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?! A Ciência Contábil desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios, fornecen...

Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?!


A Ciência Contábil desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios, fornecendo informações essenciais para diferentes finalidades. No entanto, a complexidade da legislação fiscal e tributária muitas vezes leva as empresas a buscarem serviços contábeis apenas para cumprir as exigências legais.


A complexidade dos negócios gera maior necessidade de controle e de informações, tanto pelo maior número de transações econômico-financeiras quanto pelo maior volume de recursos movimentados e também pelo maior número de partes envolvidas.


Um conhecimento razoável de Contabilidade não é necessário apenas para quem usa diretamente as informações contábeis para conduzir os negócios de uma organização. Em um cenário de negócios globalizado, as organizações contam com muitas partes interessadas em informações sobre a gestão, o patrimônio e o desempenho das empresas.


Diante desse contexto, é fundamental que os profissionais apresentem às empresas a real importância da contabilidade, por meio dos diferentes campos de atuação da ciência contábil: a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Financeira ou Societária e a Contabilidade Gerencial.

 

Fonte: FRAGALLI, Adriana Casavechia. Contabilidade Empresarial. Maringá – PR.: Unicesumar, 2023 (adaptado).

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

A partir do exposto acima, disserte sobre os três campos de atuação da ciência contábilargumentando a importância dos mesmos para as empresas.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Ciência Contábil possui três campos de atuação: a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Financeira ou Societária e a Contabilidade Gerencial. A Contabilidade Fiscal é responsável por atender às exigências legais e fiscais, como a elaboração de declarações e demonstrativos para o governo. É importante para as empresas, pois evita problemas com a fiscalização e garante o cumprimento das obrigações tributárias. A Contabilidade Financeira ou Societária é voltada para a elaboração de demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. Essas informações são importantes para os investidores, credores e demais partes interessadas, pois permitem avaliar a situação financeira da empresa e tomar decisões de investimento. Já a Contabilidade Gerencial é responsável por fornecer informações para a gestão da empresa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. É importante para as empresas, pois permite o controle dos custos e despesas, a análise de rentabilidade e a identificação de oportunidades de melhoria. Em resumo, os três campos de atuação da ciência contábil são fundamentais para as empresas, pois fornecem informações essenciais para diferentes finalidades, como o cumprimento das obrigações legais, a avaliação da situação financeira e a tomada de decisões estratégicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais