Buscar

Disciplina: Planejamento escolar e avaliação da aprendizagem Aula 8: Concepções teórico – metodológicas da avaliação escolar Apresentação Vimos até...

Disciplina: Planejamento escolar e avaliação da aprendizagem
Aula 8: Concepções teórico – metodológicas da avaliação escolar
Apresentação
Vimos até aqui que avaliar é uma atividade complexa que exige de cada um de nós, professores, o desenvolvimento de competências intelectuais, técnicas, relacionais, éticas e tantas outras habilidades cognitivas e intelectuais.
Nos dias atuais, avaliamos tudo e sempre! Já notou que após comprar um produto, hospedar-se em um hotel ou utilizar um serviço qualquer na web, somos sempre convidados a dar nossa avaliação sobre aquele item? A avaliação é importante pois empresas e pessoas passam pelo processo contínuo de aprimoramento.
Por isso, podemos concluir que a avaliação está subjacente às práticas sociais e nelas influenciam de forma muito abrangente e precisa. No entanto, a avaliação individual muda de acordo com a perspectiva conceitual de cada um, não é mesmo? Um hotel, por exemplo, pode ter sido muito bem avaliado por um e por outro não. Isso dependerá da expectativa e dos conceitos de cada sujeito.
É exatamente sobre essas perspectivas e abordagens teóricas na avaliação acadêmica que iremos discutir nesta aula. Para iniciarmos, é importante que você leia o capítulo 1 do livro Pedagogia das Diferença na Sala de Aula, organizado pela autora Marli André.
Objetivos
Diferenciar as perspectivas e abordagens teóricas na avaliação da aprendizagem;
Analisar a inclusão de competências na atividade de avaliação na escola.
Refletindo sobre avaliação
Sem dúvida, a avaliação é parte integrante e importante no processo de aprendizagem e atualmente tem sido muito discutida nos meios escolares e acadêmicos porque as transformações do mundo contemporâneo evidenciam algumas deficiências neste processo que nos impelem a uma reflexão sobre essa temática.
Os três enfoques avaliativos na universidade
O cotidiano nos desafia constantemente no quesito avaliação. A todo momento somos avaliados e também avaliamos tudo e todos.
Porém, de qual pressuposto partimos ao avaliar nossos alunos na sala de aula universitária?
A forma como uma escola, universidade ou professor desenvolve o processo didático e o avalia e também a maneira como avalia os resultados de seus alunos evidencia os conceitos teóricos dos quais partem e que sustentam sua prática docente. Essas abordagens são: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural.
De maneira geral, assim, como o processo de planejamento, as práticas avaliativas na universidade apresentam três enfoques básicos:
Tradicional
Neste, a avaliação é meramente a transcrição pelo aluno do que foi dito e ensinado pelo professor e prioriza como ponto fundamental a memorização distante e abstrata dos conceitos trabalhados em sala de aula.
Há a aplicação de provas e exames clássicos e os resultados são conferidos mediante a nota obtida em cada um.
Nessa perspectiva a educação é um produto e a avaliação é um fim em si mesma, não sendo vista como um meio utilizado pelo professor para que a aprendizagem ocorra.
Técnico
Está relacionado ao “saber fazer contextualizado”, ou seja, a avaliação preocupa-se muito com as competências técnicas inerentes ao saber fazer do estudante e retrata as seguintes propriedades acerca do fazer docente:
Busca coesão entre o conteúdo e os instrumentos de verificação.
Expressa claramente as expectativas em relação aos alunos mediante as clássicas indagações que envolvem o espaço de sala de aula, tais como: Qual a matéria da prova? Qual o conteúdo do concurso?
As provas refletem exatamente os objetivos do programa.
Não aceita subjetividade nas provas e exames. Por isso, institui chaves de correção objetivas.
Elabora enunciados claros e precisos a partir do conteúdo trabalhado. Por isso, não dá espaço para questões subjetivas.
Crítico
Adota a contextualização, a complexidade e a subjetividade como itens importantes no processo avaliativo porque entende que a avaliação é parte da aprendizagem, sendo uma das maneiras que o professor tem para auxiliar o aluno na construção de seu

A avaliação é uma atividade complexa que exige o desenvolvimento de competências intelectuais, técnicas, relacionais e éticas.
A avaliação está presente em todas as práticas sociais e influencia de forma abrangente e precisa.
A avaliação individual muda de acordo com a perspectiva conceitual de cada um.
A avaliação na universidade apresenta três enfoques básicos: tradicional, técnico e crítico.

Essa pergunta também está no material:

aula8 Concepções teórico metodológicas da avaliação escolar
14 pág.

Planejamento e Gestão Escolar Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre a importância da avaliação escolar e como ela está presente em todas as práticas sociais. Além disso, são apresentados três enfoques avaliativos na universidade: tradicional, técnico e crítico. O objetivo da aula é diferenciar as perspectivas e abordagens teóricas na avaliação da aprendizagem e analisar a inclusão de competências na atividade de avaliação na escola. Para isso, é sugerida a leitura do capítulo 1 do livro Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula, organizado pela autora Marli André.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais