Buscar

O acesso a saúde de modo universal e integral é uma prerrogativa do Estado brasileiro e não pode ser admissível que se exclua esse direito das mulh...

O acesso a saúde de modo universal e integral é uma prerrogativa do Estado brasileiro e não pode ser admissível que se exclua esse direito das mulheres que vivenciam abortamentos. Impedir que elas tenham acesso a informação, acolhimento psicológico e atendimento clínico é colocá-las num lugar de sub-cidadania o qual elas não podem reclamar porque também são criminalizadas pela legislação punitiva que existe sobre o aborto. Fonte: GONZAGA, P. R. B.; DE ARAS, L. M. B. "...A Gente Precisa de Cuidado": A execução da Norma Técnica de Atenção Humanizada ao Abortamento em itinerários Abortivos de Mulheres Soteropolitanas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016.

A partir do trecho acima e da relação entre Aborto e Saúde, avalie as afirmativas abaixo com V(verdadeiro) ou F(falso).

( ) Como são poucas as mulheres que praticam o aborto induzido no Brasil, não há necessidade de uma política pública para tal no país.

( ) A Legislação atual no Brasil prevê que há três casos legais para o aborto induzido: 1) estupro, 2) caso de risco para a mãe e 3) gravidez indesejada.

( ) Das mulheres pesquisadas, a maioria das informantes relatam ter sido atendidas ou acolhidas, adequadamente, por profissionais da psicologia ou do serviço social, como preconiza a Norma Técnica.

( ) A experiência do internamento de mulheres pré e pós abortamento é fortemente marcada pelo medo de ser descoberta como alguém que provocou um crime.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o trecho apresentado, as afirmativas corretas são: - Falso. É importante que haja políticas públicas para garantir o acesso à saúde das mulheres que vivenciam abortamentos, independentemente da quantidade de mulheres que praticam o aborto induzido no Brasil. - Verdadeiro. A legislação brasileira permite o aborto induzido em três casos específicos: estupro, risco de vida para a mãe e gravidez resultante de violência sexual. - Falso. A pesquisa apresentada no trecho não indica que a maioria das mulheres foi atendida ou acolhida adequadamente por profissionais da psicologia ou do serviço social, como preconiza a Norma Técnica. - Verdadeiro. A experiência do internamento de mulheres pré e pós abortamento é fortemente marcada pelo medo de ser descoberta como alguém que provocou um crime.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais