Buscar

Caso emblemático para a filosofia do Direito é aquele citado por Dworkin em seu livro "Modelos de Regras I", conhecido como o "Caso Riggs x Palmer"...

Caso emblemático para a filosofia do Direito é aquele citado por Dworkin em seu livro "Modelos de Regras I", conhecido como o "Caso Riggs x Palmer".

Elmer Palmer assassinou seu avô com o objetivo de obter mais rapidamente a herança que lhe estava destinada em testamento. A legislação de Nova York, onde o crime ocorreu, não previa qualquer exceção para o caso de assassinato e, se apenas a lei fosse aplicada, apesar de preso Elmer Palmer deveria herdar a fortuna do avô. Contudo, mesmo na inexistência de lei expressa nesse sentido, a sra. Riggs, filha da vítima, foi bem-sucedida em seu propósito de invalidar o testamento junto ao tribunal. A posição do tribunal foi a de que deveria vigorar o princípio segundo o qual ninguém pode enriquecer a partir de seu próprio ato ilícito.

Apud. MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Zahar. p. 169.

Com base nos estudos sobre jusnaturalismo, juspositivismo e pós-positivismo jurídico, na perspectiva do jusfilósofo canadense Wilfrid J. Waluchow, podemos inferir que a posição do tribunal mencionada no caso Riggs x Palmer se enquadra na seguinte categoria:


Escolha uma opção:

Direito natural instintivo, que afirma que o senso de justiça é inato no ser humano e isso lhe dá a possibilidade discernir entre o certo e o errado.

Positivista inclusivo, que direito e moral não estão necessariamente conectados, mas que podem estar contingentemente conectados.

Positivista exclusivo, segundo a qual o direito e moral não estão conectados.

Jusnaturalismo teológico, segundo o qual há leis divinas, universais portanto, que devem prevalecer sobre as leis humanas.

Regra social convencional, segundo a qual o direito se constitui apenas de regras primárias e secundárias.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A posição do tribunal mencionada no caso Riggs x Palmer se enquadra na categoria do jusnaturalismo, que afirma que existem princípios universais de justiça que devem prevalecer sobre as leis positivas. Nesse caso, o tribunal considerou que o princípio segundo o qual ninguém pode enriquecer a partir de seu próprio ato ilícito deveria prevalecer sobre a lei que permitiria a Elmer Palmer herdar a fortuna do avô mesmo após tê-lo assassinado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais