Buscar

Acerca de súmula vinculante, assinale a opção correta. Escolha uma opção: a. Súmula vinculante será editada somente se tiver por objetivo a interpr...

Acerca de súmula vinculante, assinale a opção correta.

Escolha uma opção:

a.

Súmula vinculante será editada somente se tiver por objetivo a interpretação de normas acerca das quais haja comprovada controvérsia entre órgãos judiciários.

b.

Do ato administrativo que contrariar a súmula vinculante, ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Conselho Nacional de Justiça.

c.

A aprovação de súmula vinculante é condicionada à decisão da maioria absoluta dos membros do STF.

d.

O efeito vinculante da súmula em relação a todos os órgãos do Poder Judiciário se dá a partir de sua aprovação pelo plenário do STF; em relação à administração direta e indireta, tal efeito ocorre com a publicação da súmula na imprensa oficial.

e.

Aprovação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante poderá ser provocado pelos mesmos legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c: "A aprovação de súmula vinculante é condicionada à decisão da maioria absoluta dos membros do STF." A súmula vinculante é uma ferramenta utilizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para uniformizar a interpretação das leis em todo o país. Para que uma súmula vinculante seja aprovada, é necessário que a maioria absoluta dos ministros do STF vote a favor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais