Buscar

Segundo Dominguez (1979 apud TORRES; MACHADO, 2011), a composição e as condições físicas da atmosfera não são uniformes em toda sua espessura, mas ...

Segundo Dominguez (1979 apud TORRES; MACHADO, 2011), a composição e as condições físicas da atmosfera não são uniformes em toda sua espessura, mas variam de modo acentuado. Sendo assim, a atmosfera divide-se em diversas camadas ou estratos superpostos. Sobre essas camadas, podemos a�rmar que:

A primeira camada é a troposfera. A troposfera é a camada mais extensa da atmosfera, que se estende até mais ou menos 12 mil quilômetros.
A segunda camada é a estratosfera. A estratosfera estende-se da tropopausa até cerca de 50 mil quilômetros. Nessa camada, a temperatura diminui com a altitude, chegando a -17º C na estratopausa.
A quarta camada é a termosfera. No limite superior da termosfera as temperaturas são da ordem de -200ºC.
A terceira camada é a mesosfera. Do ponto de vista ambiental, as reações que ali se processam são muito pouco signi�cativas.
A quinta camada é a exosfera. Nessa camada são abundantes moléculas de nitrogênio e oxigênio.

Essa pergunta também está no material:

poluição ambiental
3 pág.

Gestão Ambiental

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto, podemos afirmar que a atmosfera é dividida em diversas camadas ou estratos superpostos, sendo a primeira camada a troposfera, a segunda a estratosfera, a terceira a mesosfera, a quarta a termosfera e a quinta a exosfera. Cada camada possui características específicas em relação à temperatura, composição e condições físicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais