Buscar

Relações Étnico-Raciais no Brasil Unidade I – Questão 2 Resposta correta: Alternativa A. Análise das afirmativas I – Afirmativa correta. Justificat...

Relações Étnico-Raciais no Brasil
Unidade I – Questão 2
Resposta correta: Alternativa A.
Análise das afirmativas
I – Afirmativa correta. Justificativa: O debate sobre Políticas de Ação Afirmativa não se reduz ao debate sobre Cotas, pois essas são apenas um caso particular de PAA. E o estudo em questão, embora não trate diretamente desses conceitos, deixa evidente que o autor os domina adequadamente.
II – Afirmativa correta. Justificativa: A pesquisa em questão aponta para efeitos positivos da adoção de PAA em Instituições de Ensino Superior, pois conduz à conclusão de que tais políticas têm contribuído para aumentar o número de afrodescendentes inscritos nos vestibulares, o número de matriculados nos cursos de graduação e sua melhora no desempenho acadêmico, além de estar propiciando condições para o fortalecimento da identidade étnico-racial dos alunos desses programas e a ampliação do interesse dos corpos docente e discente das universidades pelo tema das relações étnico-raciais.
III – Afirmativa incorreta. Justificativa: O universo da pesquisa de Santos é integrado somente por alunos do curso superior, não contemplando, assim, alunos dos demais graus de ensino.
IV – Afirmativa incorreta. Justificativa: De fato, o chamado “mito da democracia racial” representa a crença de não haver racismos no Brasil. Trata-se de uma representação fictícia de uma sociedade na qual os diversos segmentos étnico-raciais vivem em perfeita harmonia. Tal mito não encontra fundamentos nos dados estatísticos que, diariamente, tornam evidente a escassez ou mesmo ausência de oportunidades para integrantes do segmento populacional integrado por afrodescendentes.

I – Afirmativa correta.
II – Afirmativa correta.
III – Afirmativa incorreta.
IV – Afirmativa incorreta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Relações Étnico-Raciais no Brasil - Resolução do LT Unidade I
2 pág.

Relacões Étnico-raciais no Brasil Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais