Buscar

As propriedades do concreto fresco e endurecido podem ser modificadas pelo uso de aditivos químicos e adições minerais em sua dosagem. Essas substâ...

As propriedades do concreto fresco e endurecido podem ser modificadas pelo uso de aditivos químicos e adições minerais em sua dosagem. Essas substâncias químicas são utilizadas no concreto para melhorar a trabalhabilidade, acelerar ou retardar a pega, controlar o desenvolvimento da resistência, combater a fissuração entre outras aplicações. MEHTA, P. K.: MONTEIRO, P.J.M. Concreto: microestrutura, propriedades e São Paulo, IBRACON, 2008. A respeito dos aditivos químicos e adições minerais para assinale a opção correta.


a. Os aditivos incorporadores de ar não alteram a trabalhabilidade, mas melhoram a resistência mecânica dos concretos.
b. Os aditivos superplastificantes melhoram a trabalhabilidade do concreto fresco, mas reduzem a resistência do concreto endurecido aos 28 dias de idade. Os aditivos aceleradores de pega do cimento que contêm cloretos não são eficientes. todavia conferem maior durabilidade às estruturas de concreto.
c. A ativa é uma adição mineral que diminui a permeabilidade do concreto, entretanto favorece a reação.
d. As pozolanas melhoram a durabilidade do concreto no estado endurecido, porém influem sobre a consistência do concreto fresco.

Essa pergunta também está no material:

Materiais de Construçao Civil II - Prova - Q2
1 pág.

Materiais de Construção II Faculdade Educacional de AraucáriaFaculdade Educacional de Araucária

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b. Os aditivos superplastificantes melhoram a trabalhabilidade do concreto fresco, mas não reduzem a resistência do concreto endurecido aos 28 dias de idade. Os aditivos aceleradores de pega do cimento que contêm cloretos podem ser eficientes, mas podem reduzir a durabilidade das estruturas de concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais