Buscar

Locke, Montesquieu e Rousseau são apontados como os principais precursores do constitucionalismo moderno, exatamente porque nas ideias contratualis...

Locke, Montesquieu e Rousseau são apontados como os principais precursores do constitucionalismo moderno, exatamente porque nas ideias

contratualistas difundidas se encontravam teorias sobre o Estado com base na vontade popular, de forma dissociada das explicações teológicas que até então serviam de fundamentos à titularidade do poder estatal. Entretanto, o constitucionalismo moderno não é movimento que se resuma a territórios ou a tempo determinados. Está presente em todas as intervenções voltadas a novas formas de ordenação e sistematização do Estado e do poder político. Assim, sobre o que o constitucionalismo supõe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Uma parte da Constituição destinada à organização racional do poder, tendo como princípio fundamental a divisão de poderes ou de funções, de modo a limitar a atuação do poder do Estado.

(  ) Uma Constituição normalmente escrita, de forma a ser confusa, definitiva e inacessível, de modo que nem todos possam exercer seus direitos e sua dignidade humana.

(  ) Uma Constituição rígida, protegida contra as arbitrariedades do poder, ou seja, cujos procedimentos de reforma sejam especiais e dificultados.

(  ) Uma parte da Constituição dedicada à transcrição de direitos fundamentais básicos de qualquer cidadão contra o arbítrio do Estado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, F, V, V. Explicação: - A primeira sentença é verdadeira, pois a organização racional do poder com a divisão de poderes é um dos princípios fundamentais do constitucionalismo moderno. - A segunda sentença é falsa, pois a Constituição deve ser escrita de forma clara e acessível para que todos possam exercer seus direitos e sua dignidade humana. - A terceira sentença é verdadeira, pois a Constituição rígida é aquela que possui procedimentos de reforma especiais e dificultados, a fim de protegê-la contra as arbitrariedades do poder. - A quarta sentença é verdadeira, pois a transcrição de direitos fundamentais básicos de qualquer cidadão contra o arbítrio do Estado é uma parte importante do constitucionalismo moderno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais