Buscar

O que é o sistema penal na visão do autor mencionado? Nilo Batista em sua obra “Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro” faz uma diferencia...

O que é o sistema penal na visão do autor mencionado?

Nilo Batista em sua obra “Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro” faz uma diferenciação entre Direito Penal e Sistema Penal. A partir de sua obra, de maneira fundamentada, responda o que é o sistema penal na visão do autor mencionado.
Com base no trecho fornecido e nas ideias de Nilo Batista expressas na obra 'Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro', o autor destaca a distinção entre Direito Penal e Sistema Penal. Ele menciona que o Sistema Penal é constituído pelos aparelhos Judicial, policial e prisional, operacionalizando-se nos limites das matrizes legais. Sua visão é altamente crítica em relação à pretensão do Sistema Penal de se afirmar como um 'sistema garantidor de uma ordem social justa'.
Nilo Batista parece argumentar que, embora o Sistema Penal busque se apresentar como um mecanismo destinado a assegurar uma ordem social justa, a efetividade desse sistema na prática contradiz essa pretensão. Ou seja, ele sugere que, na realidade, o desempenho do Sistema Penal não condiz com a ideia de garantia de justiça social, apontando para possíveis falhas, contradições ou disfunções na sua operação.

Essa pergunta também está no material:

Questões Justiça Restaurativa
6 pág.

História do Brasil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Nilo Batista, o Sistema Penal é composto pelos aparelhos Judicial, policial e prisional, que operam dentro dos limites das matrizes legais. Ele destaca que o Sistema Penal não deve ser confundido com o Direito Penal, que é apenas uma parte do sistema. O autor é altamente crítico em relação à pretensão do Sistema Penal de se afirmar como um "sistema garantidor de uma ordem social justa". Ele argumenta que, na prática, o desempenho do Sistema Penal não condiz com a ideia de garantia de justiça social, apontando para possíveis falhas, contradições ou disfunções na sua operação. Em resumo, para Nilo Batista, o Sistema Penal é um conjunto de aparelhos que operam dentro dos limites das matrizes legais, mas que não cumprem efetivamente a função de garantir uma ordem social justa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais