Buscar

Luís e Otávio são sócios de uma empresa. Recentemente, Luís passou a sofrer com depressão, afastou-se do trabalho e deixou de cumprir todas suas ob...

Luís e Otávio são sócios de uma empresa. Recentemente, Luís passou a sofrer com depressão, afastou-se do trabalho e deixou de cumprir todas suas obrigações, inclusive o pagamento da pensão alimentícia. Por esse motivo, Leandra, ex-esposa de Luís, diante de seu inadimplemento, ingressou com uma ação de execução de alimentos requerendo a desconsideração da personalidade jurídica da empresa de Luís e Otávio, com o consequente bloqueio dos bens da empresa para assegurarem a prestação. A partir desse caso hipotético, marque a alternativa correta:


a. Otávio, apesar de poder ser prejudicado no caso hipotético, nada poderá fazer, uma vez que o processo alimentar não cabe intervenção de terceiros, ficando adstrito às partes.
b. Otávio poderá consignar o pagamento da obrigação em juízo, mas, por ser terceiro interessado na demanda, perde o direito de regresso da execução do pagamento da dívida em face de Luís.
c. Otávio poderá consignar o pagamento da obrigação em juízo, mas, por não ser terceiro interessado na demanda, o entendimento do legislador será que ele o fez por mera liberalidade.
d. No caso em tela, caberá a Otávio ingressar com uma ação de consignação em pagamento requerendo a substituição de Luís por Leandra na sociedade, considerando ser ela a titular do crédito.
e. Otávio poderá consignar o pagamento da obrigação em juízo por ser terceiro interessado na demanda, assumindo os direitos creditórios de Leandra após o pagamento.

Essa pergunta também está no material:

Prática Jurídica Simulada Cível I - Avaliação Oficial
3 pág.

Prática Simulada I (cível) Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Otávio poderá consignar o pagamento da obrigação em juízo, mas, por ser terceiro interessado na demanda, perde o direito de regresso da execução do pagamento da dívida em face de Luís. A consignação em pagamento é uma forma de pagamento que o devedor pode utilizar quando o credor se recusa a receber a dívida. No caso em questão, Otávio pode consignar o pagamento da pensão alimentícia em juízo, mas não terá direito de regresso contra Luís, pois é considerado terceiro interessado na demanda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais