Buscar

Leia atentamente os casos fictícios abaixo, e escreva qual ou quais princípios e/ou diretrizes do SUS o caso está descumprindo ou cumprindo. a) Sr...

Leia atentamente os casos fictícios abaixo, e escreva qual ou quais princípios e/ou diretrizes do SUS o caso está descumprindo ou cumprindo.

a) Sr. Pedro, morador da periferia de Feira de Santana-Ba, chega às 5 horas da manhã em uma clínica privada conveniada ao SUS para fazer um exame de imagem. Às 8 horas começa a ser distribuídas as senhas, em um total de 50 senhas, a do Sr. Pedro é de número 36. A fila é enorme do lado de fora da clínica, e as 11:30, Sr. Pedro chega à recepção onde é informado que teria que pagar 15,00 pelo atendimento, já que eles alegam que “O que o SUS paga não dá para cobrir os custos”. Sr. Pedro, desconsolado, olha para o bolso e vê que só tem o dinheiro para a passagem de volta para casa. E sai sem fazer o exame.
b) Uma adolescente chega a uma Unidade de Saúde da Família (USF) com queixa de atraso na menstruação. Após os exames foi confirmado a gravidez. Assim, a adolescente foi acompanhada pela equipe de saúde da família, fazendo todo o seu pré-natal na USF. A equipe discutiu com ela o local do seu parto, uma maternidade em um município vizinho, localizado a 40 km de sua cidade, pois na cidade onde ela residia não havia nenhum hospital. Porém, nos últimos dois meses ela faltou ao pré-natal, apesar das visitas e orientações do Agente Comunitário de Saúde (ACS)

Essa pergunta também está no material:

Atividade princípios e diretrizes do SUS (1)
3 pág.

Saúde Coletiva Universidade Estadual de Feira de SantanaUniversidade Estadual de Feira de Santana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O caso descumpre o princípio da universalidade, que garante o acesso igualitário a todos os cidadãos, independentemente de sua condição social ou econômica. Além disso, a clínica conveniada ao SUS não pode cobrar pelo atendimento, pois o SUS já paga por ele. b) O caso cumpre o princípio da integralidade, que garante o atendimento completo e contínuo ao paciente, desde a prevenção até o tratamento. A equipe de saúde da família acompanhou a adolescente durante todo o pré-natal e discutiu com ela o local do parto. No entanto, o caso descumpre o princípio da equidade, que garante o atendimento de acordo com as necessidades de cada paciente, pois a adolescente não compareceu aos últimos dois meses de pré-natal, o que pode prejudicar a saúde dela e do bebê.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais