Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os comportamentos Respondente e Operante, é correto dizer?

Nossos comportamentos respondentes foram selecionados na história de nossa espécie e os operantes em nossa história individual.
Nossos comportamentos respondentes foram selecionados em nossa história individual e os operantes na história de nossa espécie.
Comportamentos respondentes derivam da biologia e respondentes derivam da preparação mental.
Comportamentos respondentes são aqueles que ocorrem em todas as espécies e os operantes, somente na espécie humana.
User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

User badge image
PsiEstudando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmação correta é: "Nossos comportamentos respondentes foram selecionados na história de nossa espécie e os operantes em nossa história individual." Os comportamentos respondentes são reflexos automáticos a estímulos e estão relacionados à evolução da espécie, enquanto os comportamentos operantes são moldados por experiências individuais e consequências de ações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Nossos comportamentos respondentes foram selecionados na história de nossa espécie e os operantes em nossa história individual." Os comportamentos respondentes são aqueles que são reflexos naturais e automáticos do organismo em resposta a um estímulo, e são selecionados na história de nossa espécie. Já os comportamentos operantes são aqueles que são aprendidos através das consequências que eles geram, e são selecionados em nossa história individual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O que é o Comportamento Operante?

É o comportamento que opera uma mudança no ambiente que, por sua vez, opera uma mudança no organismo, de modo este mesmo comportamento se torna mais ou menos provável no futuro, dadas as mesmas condições.
a. É o comportamento que opera uma mudança no ambiente que, por sua vez, opera uma mudança no organismo, de modo este mesmo comportamento se torna mais ou menos provável no futuro, dadas as mesmas condições.
b. É o comportamento que opera uma mudança no sentimento e no pensamento do organismo, de modo este mesmo comportamento se torna mais ou menos provável no futuro, dadas as mesmas condições.
c. É o comportamento que é eliciado, isto é, é produzido automaticamente a partir de um certo estímulo do ambiente, independentemente das consequências, resumindo-se a um esquema de Estímulo-Resposta.
d. É o comportamento que é eliciado, isto é, é produzido de acordo com a vontade e intenção operante, independentemente das consequências, resumindo-se a um esquema de Estímulo-Resposta.

Qual é o problema de atribuir a um comportamento uma causa que seja um estado mental, por exemplo, atribuir o engajamento de alguém em uma tarefa ao estado “perseverança”, o desengajamento de outro de “fraqueza”, o bater de outro à “agitação” ou “personalidade”, entre outros?

Trata-se de uma explicação circular, pois o estado mental é explicado pelo comportamento e o comportamento é explicado pelo estado mental.
a. Trata-se de uma explicação circular, pois o estado mental é explicado pelo comportamento e o comportamento é explicado pelo estado mental.
b. Não há problema em atribuir a um comportamento uma causa que seja um estado mental.
c. Atribuir a um comportamento uma causa que seja um estado mental é uma explicação completa e suficiente.
d. O problema é que o estado mental é uma causa mais precisa e objetiva do comportamento.

Sobre o comportamento autista, é correto dizer?

O comportamento autista é explicado pela falta de emoções.
Trata-se de uma explicação circular, que não nos dá base para uma intervenção efetiva.
Esta é sim, a melhor forma de explicar o comportamento, pois trata sua causa e não sua aparência.
O problema é que todos os conceitos que não possuem origem comportamental devem ser rejeitados para não favorecer outras áreas.

Mais conteúdos dessa disciplina