Buscar

De acordo com Iamamoto (1992), o desafio profissional do assistente social é buscar romper as unilateralidades presentes em leituras da atuação des...

De acordo com Iamamoto (1992), o desafio profissional do assistente social é buscar romper as unilateralidades presentes em leituras da atuação desse profissional apresentando momentos de natureza fatalista, e momentos messiânicos. As primeiras expressam de forma exaltada a força e a lógica do comando do capitalismo no processo de (re)produção, submergindo a possibilidade dos sujeitos de conduzir a direção às suas atividades.

Considerando uma visão alterada, a tendência é silenciar ou subestimar os determinantes histórico-estruturais objetivos que atravessam o exercício de uma profissão, deslocando a ênfase para a vontade política do coletivo profissional, que passa a ser superestimada.

IAMAMOTO, M. V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. Ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 1992.

 

Qual alternativa define melhor a menção da autora sobre o viés “ora fatalista, ora messiânico” do assistente social?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Iamamoto (1992), o desafio profissional do assistente social é buscar romper as unilateralidades presentes em leituras da atuação desse profissional apresentando momentos de natureza fatalista, e momentos messiânicos. As primeiras expressam de forma exaltada a força e a lógica do comando do capitalismo no processo de (re)produção, submergindo a possibilidade dos sujeitos de conduzir a direção às suas atividades. Considerando uma visão alterada, a tendência é silenciar ou subestimar os determinantes histórico-estruturais objetivos que atravessam o exercício de uma profissão, deslocando a ênfase para a vontade política do coletivo profissional, que passa a ser superestimada. Portanto, a alternativa que define melhor a menção da autora sobre o viés "ora fatalista, ora messiânico" do assistente social é a letra D: "O assistente social deve buscar romper as unilateralidades presentes em leituras da atuação desse profissional, que ora exaltam a força e a lógica do comando do capitalismo, ora subestimam os determinantes histórico-estruturais objetivos que atravessam o exercício da profissão".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais