Buscar

8. Escreva resumidamente o que sabe sobre a cal dentro dos seguintes tópicos: obtenção, reação de endurecimento e classificação. Obtenção: a cal é...

8. Escreva resumidamente o que sabe sobre a cal dentro dos seguintes tópicos: obtenção, reação de endurecimento e classificação.

Obtenção: a cal é obtida pela calcinação de rochas calcárias compostas por carbonato de cálcio e magnésio. A rocha é analisada e moída antes de ser enviada a fornos com altíssimas temperaturas para ser calcinada. O produto resultante é denominado cal virgem e não apresenta propriedades aglomerantes. Para obter a aglomerante cal, é necessário que a cal virgem seja hidratada (extinta), reação resultante da adição de água à cal virgem. Após o processo de moagem e separação de acordo com a granulometria, a cal estará pronta para ser utilizada.
Reação de endurecimento: a cal aérea é um aglomerante aéreo que necessita estar em contato com o ar para que o processo de endurecimento ocorra. A cal hidráulica é um aglomerante hidráulico cujo endurecimento se dá sob a influência exclusiva da água, independente do ar.
Classificação: a cal virgem é dividida em três tipos, conforme a ABNT NBR 6.453/2003: CV-E, CV-C e CV-P. A cal hidratada é classificada em três tipos – CH I, CH II e CH III, conforme a ABNT NBR 6.473/2003. A cal aérea é um aglomerante aéreo, enquanto a cal hidráulica é um aglomerante hidráulico.

Essa pergunta também está no material:

Cal- Exercício 02
3 pág.

Materiais de Construção I Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cal é um material utilizado como aglomerante em construções e é obtida pela calcinação de rochas calcárias compostas por carbonato de cálcio e magnésio. A rocha é analisada e moída antes de ser enviada a fornos com altíssimas temperaturas para ser calcinada. O produto resultante é denominado cal virgem e não apresenta propriedades aglomerantes. Para obter a aglomerante cal, é necessário que a cal virgem seja hidratada (extinta), reação resultante da adição de água à cal virgem. Após o processo de moagem e separação de acordo com a granulometria, a cal estará pronta para ser utilizada. A cal aérea é um aglomerante aéreo que necessita estar em contato com o ar para que o processo de endurecimento ocorra. A cal hidráulica é um aglomerante hidráulico cujo endurecimento se dá sob a influência exclusiva da água, independente do ar. A cal virgem é dividida em três tipos, conforme a ABNT NBR 6.453/2003: CV-E, CV-C e CV-P. A cal hidratada é classificada em três tipos – CH I, CH II e CH III, conforme a ABNT NBR 6.473/2003.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais