Buscar

Quanto aos direitos de João, considerando o disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. O advogado João, conselheir...

Quanto aos direitos de João, considerando o disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

O advogado João, conselheiro em certo Conselho Seccional da OAB, foi condenado pelo cometimento de crime de tráfico de influência, a uma pena privativa de liberdade.
A) João tem direito à prisão domiciliar em razão de suas atividades profissionais, ou à prisão em sala de Estado Maior, durante todo o cumprimento da pena que se inicia, a critério do juiz competente.
B) João tem direito a ser preso em sala de Estado Maior durante o cumprimento integral da pena que se inicia. Apenas na falta desta, em razão de suas atividades profissionais, terá direito à prisão domiciliar.
C) João não tem direito a ser preso em sala de Estado Maior em nenhum momento do cumprimento da pena que se inicia, nem terá direito, em decorrência de suas atividades profissionais, à prisão domiciliar.
D) João tem direito a ser preso em sala de Estado Maior apenas durante o transcurso de seu mandato como conselheiro, mas não terá direito, em decorrência de suas atividades profissionais, à prisão domiciliar.

Essa pergunta também está no material:

4-Simulado-do-Curso-Prova-da-Ordem-Combo-de-Apostilas-1-1
35 pág.

Oab Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, a alternativa correta é a letra C) João não tem direito a ser preso em sala de Estado Maior em nenhum momento do cumprimento da pena que se inicia, nem terá direito, em decorrência de suas atividades profissionais, à prisão domiciliar. Isso porque, de acordo com o artigo 7º, inciso V, do Estatuto, o advogado condenado por crime infamante, como é o caso do tráfico de influência, será suspenso, impedido ou excluído da OAB, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis. Além disso, o artigo 7º, § 2º, do mesmo Estatuto, prevê que o advogado que sofrer qualquer espécie de prisão terá direito de permanecer incomunicável por, no máximo, 24 horas, até que lhe sejam apresentadas as razões da prisão e, caso seja preso em flagrante, a OAB deverá ser imediatamente comunicada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais