Buscar

“As regras do Poder Judiciário vêm previstas nos arts. 92 a 126 da CF/88. Conforme esquematizado no item seguinte e constatado pelo organograma do ...

“As regras do Poder Judiciário vêm previstas nos arts. 92 a 126 da CF/88. Conforme esquematizado no item seguinte e constatado pelo organograma do item 11.6.5, pode-se afirmar que o STF e os Tribunais Superiores (STJ, TST, TSE e STM) são órgãos de convergência, têm sede na Capital Federal (Brasília) e exercem jurisdição sobre todo o território nacional, nos termos do art. 92, § 2.º, da CF/88.

 

Denominam-se órgãos ou centros de convergência visto que, segundo ensina Dinamarco, “cada uma das Justiças especiais da União (Trabalhista, Eleitoral e Militar, acrescente-se), tem por cúpula seu próprio Tribunal Superior, que é o responsável pela última decisão nas causas de competência dessa Justiça — ressalvado o controle de constitucionalidade, que sempre cabe ao Supremo Tribunal Federal. Quanto às causas processadas na Justiça Federal ou nas locais, em matéria infraconstitucional a convergência conduz ao Superior Tribunal de Justiça, que é um dos Tribunais Superiores da União embora não integre Justiça alguma; em matéria constitucional, convergem diretamente ao Supremo Tribunal Federal. Todos os Tribunais Superiores convergem unicamente ao Supremo Tribunal Federal, como órgão máximo da Justiça brasileira e responsável final pelo controle de constitucionalidade de leis, atos normativos e decisões judiciárias”.”

Sobre a organização e estrutura do Poder Judiciário, analise as assertivas a seguir:

I. As chamadas justiças especializadas são representadas pela Justiça

Eleitoral, Justiça do Trabalho e Justiça Militar.

II. São órgãos da Justiça Federal os TRFs e os Juízes Federais.

III. O Tribunal de Justiça Estadual representa a segunda instância da Justiça Comum Estadual, enquanto que os Juízes de Direito, representam a primeira instância, atuando nas Varas dos foros das Comarcas. 

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • I, apenas.
  • b)
  • II, apenas.
  • c)
  • III, apenas.
  • d)
  • Todas as assertivas estão corretas.
  • e)
  • Nenhuma assertiva está correta.



 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais