Buscar

No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econô...

No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econômicas e começou a se firmar como uma área de estudo independente na década de 1920. Nesta época, as principais preocupações do administrador financeiro eram voltadas à captação de recursos. Sob a influência das teorias administrativas propostas por Taylor, Fayol e Ford, houve a preocupação de melhoria dos aspectos internos voltados para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional. Esse enfoque foi reforçado pela crise econômica que ocorreu em 1929/1930.

A partir daí, além desse caráter mais administrativo, a gestão financeira passou a se preocupar com que questão ou questões além da captação de recursos?

Alternativas:

Alocação de recursos.

Distribuição de dividendos.

Aprimoramento da gerência.

Liquidez e solvência. Alternativa assinalada

Custos de captação.

Nas décadas de 1950 e 1960, a administração financeira passou a incluir estudos teóricos e práticos dos ativos e passivos dos balanços das empresas. Isso ocorreu porque foi dada maior ênfase aos investimentos empresariais e à geração de riqueza que as organizações poderiam proporcionar. Essa visão surgiu como consequência da Teoria Geral de Keynes, que defendia o investimento como a preocupação central das nações e das corporações. Foi nesta época que surgiram dois importantes conceitos para a administração financeira: _________________ e ______________. Esta época também marca o nascimento do que se convencionou chamar de moderna teoria de finanças, início marcado pelas proposições de Franco Modigliani e Merton Miller, que receberam o prêmio Nobel de economia em 1985 (Modigliani) e em 1990 (Miller).

As lacunas do texto são corretamente preenchidas pelos termos:


Alocação de recursos e captação de recursos.
Ativos e passivos.
Retorno do investimento e custo de capital. Alternativa assinalada
Risco e retorno.
Decisões internas e decisões externas.

Essa pergunta também está no material:

Av - Capital de Giro e Analise Financeira
6 pág.

Capital de Giro e Análise Financeira AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da década de 1920, além da captação de recursos, a gestão financeira passou a se preocupar com a alocação de recursos. Nas décadas de 1950 e 1960, surgiram dois importantes conceitos para a administração financeira: retorno do investimento e custo de capital. Esses conceitos foram propostos por Franco Modigliani e Merton Miller, que receberam o prêmio Nobel de economia em 1985 (Modigliani) e em 1990 (Miller).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais