Buscar

O que é Edge Computing e qual sua relação com o conceito de nuvem distribuída? A computação de borda se encaixa tanto no modelo híbrido quanto no ...

O que é Edge Computing e qual sua relação com o conceito de nuvem distribuída?

A computação de borda se encaixa tanto no modelo híbrido quanto no multicloud, e é aprimorada com a nuvem distribuída.
Basicamente, a computação de borda se refere à ideia de executar o processamento próximo de onde os dados são criados, ou estão armazenados.
Para casos de uso de computação de borda você pode gerenciar os ambientes que continuam crescendo por meio de um painel único de controle, mesmo que a infraestrutura esteja “distribuída” através de múltiplas “bordas”.
Servidores que ficam naqueles armazéns do exemplo tem a mesma consistência operacional do seu cluster de Kubernetes na nuvem pública.
Essa consistência é o maior motivador para incorporar a nuvem distribuída na computação de borda.
Você pode certamente trabalhar com computação de borda sem uma nuvem distribuída, mas você pagará o preço com um overhead significativo.

Essa pergunta também está no material:

FORUM_2021-2 - REDES_E_SISTEMAS_DISTRIBUÍDOS
4 pág.

Engenharia da Computação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Edge Computing é um modelo de computação que tem como objetivo processar dados e informações próximos ao local onde são gerados, ou seja, na borda da rede. Essa tecnologia é utilizada para reduzir a latência e melhorar o desempenho de aplicações que exigem processamento em tempo real, como por exemplo, a Internet das Coisas (IoT). A nuvem distribuída, por sua vez, é uma arquitetura de computação em nuvem que utiliza múltiplos data centers geograficamente distribuídos para fornecer serviços de computação em nuvem. Essa arquitetura é utilizada para melhorar a disponibilidade, escalabilidade e desempenho dos serviços em nuvem. A computação de borda se encaixa tanto no modelo híbrido quanto no multicloud, e é aprimorada com a nuvem distribuída. A ideia é executar o processamento próximo de onde os dados são criados ou armazenados, e gerenciar os ambientes que continuam crescendo por meio de um painel único de controle, mesmo que a infraestrutura esteja distribuída através de múltiplas bordas. A consistência operacional é o maior motivador para incorporar a nuvem distribuída na computação de borda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais