Buscar

04- Pesquise e explique a importância do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e explique a obrigatoriedade desse prog...

04- Pesquise e explique a importância do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e explique a obrigatoriedade desse programa para todas as clínicas de estética.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é importante para minimizar ou eliminar a geração de resíduo e garantir que os resíduos, uma vez produzidos, recebam encaminhamento correto e eficiente, tendo em vista a proteção não só dos trabalhadores, como também do meio ambiente e da saúde pública.
As etapas do PGRSS são: planejamento, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final.
A obrigatoriedade do PGRSS para todas as clínicas de estética se dá pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece as diretrizes para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Essa pergunta também está no material:

Bio e Micro Dal 2
3 pág.

Estética e Cosmética Centro Universitário da Grande DouradosCentro Universitário da Grande Dourados

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é de extrema importância para minimizar ou eliminar a geração de resíduos e garantir que os resíduos, uma vez produzidos, recebam encaminhamento correto e eficiente, tendo em vista a proteção não só dos trabalhadores, como também do meio ambiente e da saúde pública. As etapas do PGRSS são: planejamento, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. O planejamento é a primeira etapa e consiste em identificar os tipos de resíduos gerados, a quantidade, a forma de armazenamento e a destinação final. A segregação é a separação dos resíduos em grupos, de acordo com suas características e riscos. O acondicionamento é a forma como os resíduos são embalados e identificados. A coleta é a retirada dos resíduos dos pontos de geração. O armazenamento é a guarda temporária dos resíduos até a coleta. O transporte é o deslocamento dos resíduos do ponto de geração até o local de tratamento ou disposição final. O tratamento é a transformação dos resíduos em uma forma menos prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. A disposição final é o destino final dos resíduos. A obrigatoriedade do PGRSS para todas as clínicas de estética se dá pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece as diretrizes para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. A RDC 222/2018 tem como objetivo garantir a proteção da saúde pública e do meio ambiente, além de estabelecer as responsabilidades dos geradores de resíduos de serviços de saúde, dos transportadores, dos tratadores e dos destinadores finais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais