Buscar

1. (UNESP-2012) – Em 2008, a Secretaria Estadual de Saúde e pes - qui sadores da Fundação Oswaldo Cruz, ambas do Rio de Janeiro, confirmaram um cas...

1. (UNESP-2012) – Em 2008, a Secretaria Estadual de Saúde e pes - qui sadores da Fundação Oswaldo Cruz, ambas do Rio de Janeiro, confirmaram um caso de dengue adquirida durante a gestação. A mãe, que havia adquirido dengue três dias antes do parto, deu à luz uma garotinha com a mesma doença. O bebê ficou internado quase um mês, e depois recebeu alta. Pode-se afirmar corretamente que esse caso

A mãe adquiriu dengue três dias antes do parto.
A criança nasceu com dengue.
A criança ficou internada quase um mês.
A criança recebeu alta.
a) contradiz a hipótese de que a criança em gestação receba, por meio da barreira placentária, anticorpos produzidos pelo organismo materno.
b) contradiz a hipótese de que a dengue é uma doença viral, uma vez que pode ser transmitida entre gerações sem que haja a participação do Aedes aegypti.
c) confirma que a dengue é uma doença infecto-contagiosa, que só pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de um vetor.
d) demonstra a possibilidade da transmissão vertical, de pessoa para pessoa, através do contato da pessoa sadia com secreções da pessoa doente.
e) demonstra a possibilidade de o vírus da dengue atravessar a barreira placentária, sem que seja necessária a presença de um vetor para sua transmissão.

Essa pergunta também está no material:

4.3. BIOLOGIA   EXERCÍCIOS PROPOSTOS   VOLUME 4  OBJETIVO
36 pág.

Biologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "demonstra a possibilidade de o vírus da dengue atravessar a barreira placentária, sem que seja necessária a presença de um vetor para sua transmissão." Isso porque o caso descrito no enunciado mostra que a criança nasceu com dengue, o que indica que o vírus atravessou a barreira placentária e infectou o feto, sem a necessidade da presença do mosquito Aedes aegypti como vetor. As demais alternativas não estão de acordo com as informações apresentadas no texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais