Buscar

De acordo com o curso de exercícios de Direito Constitucional do AlfaCon Concursos Públicos, assinale a alternativa CORRETA: 01. A prática de ato ...

De acordo com o curso de exercícios de Direito Constitucional do AlfaCon Concursos Públicos, assinale a alternativa CORRETA:

01. A prática de ato de improbidade administrativa por agente público implica a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos, sem prejuízo da ação penal cabível.
02. A União, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios compõem a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, cabendo aos municípios promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante, por exemplo, planejamento e controle do parcelamento do solo urbano.
03. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e Distrito Federal (DF), adota a federação como forma de Estado.
04. O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia semidireta ou participativa.
05. No que se refere aos direitos e deveres individuais e coletivos, a CF incorpora o princípio da irretroatividade irrestrita da lei penal, em respeito ao princípio da legalidade.
06. Em caso de grave violação dos direitos internacionais, o procurador-geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados de direitos internacionais dos quais o Brasil seja signatário, poderá suscitar, perante o Supremo Tribunal Federal, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a justiça federal.
07. Compete à União, aos estados, ao DF e aos municípios legislar concorrentemente sobre direito penitenciário, cabendo à União apenas o estabelecimento de normas gerais.
08. A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito da competência da Polícia Federal.
09. A CF reconheceu aos índios a propriedade e posse das terras que tradicionalmente ocupam.
10. No sentido sociológico, a CF reflete a somatória dos fatores reais do poder em uma sociedade.
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 estão corretas.
b) 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 10 estão corretas.
c) 1, 2, 3, 4, 7, 8 e 10 estão corretas.
d) 1, 2, 3, 4, 8 e 10 estão corretas.
e) 1, 2, 3, 4, 6, 8 e 10 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Direito Constitucional 2
3 pág.

Direito Administrativo I Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 e 10 estão corretas." As afirmativas 5 e 9 estão incorretas. A afirmativa 5 está incorreta porque a Constituição Federal de 1988 adota o princípio da irretroatividade da lei penal, mas não de forma irrestrita. Já a afirmativa 9 está incorreta porque a Constituição Federal reconheceu aos índios o direito à posse e não à propriedade das terras que tradicionalmente ocupam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais