Buscar

Na teoria psicodinâmica ou psicossexual do desenvolvimento, Sigmund Freud divide a infância em cinco fases: oral, anal, fálica, de latência e ge...

 


Na teoria psicodinâmica ou psicossexual do desenvolvimento, Sigmund Freud divide a infância em cinco fases: oral, anal, fálica, de latência e genital. Para ele, cada estágio representa a fixação da libido em uma parte diferente do corpo da criança. Cada uma dessas fases corresponde a um intervalo de idade específico, e a segunda infância corresponde à fase fálica.

Marque a alternativa que exemplifica as características da fase fálica e a fixação correspondente a essa fase quando o desejo infantil não é satisfeito da melhor forma.

A. 

Na fase fálica, o bebê tem sua libido concentrada na região da boca e os prazeres que a criança sente tem relação direta com a sucção, o morder e a amamentação. A fixação pela insatisfação dos prazeres orais pode ser representada pelo hábito de fumar, roer unhas, mascar chicletes.

B. 

A fase fálica marca o início da puberdade. O instinto sexual propriamente dito já existe e está direcionado a outra pessoa. Quando a resolução dessa fase é bem-sucedida, o adulto consegue estabelecer relações amorosas satisfatórias. Uma das fixações pode ser perversões sexuais.

C. 

Na fase fálica, a sensibilidade da criança está nos órgãos genitais e nesse momento a masturbação se torna uma fonte de prazer. A criança toma consciência das diferenças anatômicas e realiza o processo de identificação com os genitores do mesmo sexo. A fixação dessa fase está relacionada a conflitos familiares.

D. 

A fase fálica indica que a libido se encontra no ânus e que o prazer da criança está concentrado no ato de defecar. Nessa fase, a criança pode entrar em conflito à medida que seus desejos se chocam com as necessidades do mundo exterior. O treinamento rigoroso da higiene pode resultar em uma personalidade rígida.

E. 

A fase fálica tem relação direta com um conteúdo oculto, visto que a libido está adormecida. A libido vai ser direcionada para outras atividades sociais a fim de que desenvolva habilidades e produza conhecimentos. Nessa fase as brincadeiras acontecem em maior quantidade. A fixação dessa fase está relacionada a uma criança com dificuldade de socialização.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais