Buscar

Leia o texto a seguir: Essas ilhas são apêndices naturais do continente norte-americano, e uma delas – quase visível a olho nu de nossas costas – t...

Leia o texto a seguir:

Essas ilhas são apêndices naturais do continente norte-americano, e uma delas – quase visível a olho nu de nossas costas – tornou-se, por muitas considerações, um objeto de importância transcendente para os interesses comerciais e políticos da nossa União. (...) Entre os interesses daquela ilha e deste país, tais são, certamente, as relações geográficas, comerciais, morais e políticas formadas pela natureza, a cristalizarem-se no processo do tempo, neste momento mesmo alcançando a maturidade, (...) é difícil resistir à convicção de que a anexação de Cuba por nossa República Federal será indispensável à continuidade e à integridade da nossa própria União... Há leis da política como há leis da gravitação física. E se uma maçã, separada de uma árvore nativa pela tempestade, não pode escolher, mas apenas cair no chão, Cuba, por força desligada do seu vínculo não natural com a Espanha, e incapaz de se auto sustentar, só pode gravitar na direção da União Norte-Americana, a qual, pela mesma lei da natureza, não pode segregá-la do seu seio.

(Fonte: Carta de John Quincy Adams, secretário de Estado dos Estados Unidos, a Hugh Nelson, representante norte-americano em Madri, 23 de abril de 1823.)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O texto trata do processo de independência da Ilha de Cuba.

PORQUE

II. No Século XIX os EUA postularam, em termos de política externa, a máxima ‘A América para os americanos’, por meio da qual defendiam que todas as colônias americanas fossem independentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta



As asserções I e II proposições são falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I." A asserção I é verdadeira, pois o texto trata da importância de Cuba para os interesses comerciais e políticos dos Estados Unidos, mas não aborda o processo de independência da ilha. A asserção II também é verdadeira, pois a política externa dos Estados Unidos no século XIX defendia a independência das colônias americanas, mas não é uma justificativa para a asserção I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais