Buscar

Para entender melhor, pense no seguinte exemplo: suponhamos que você deseje pesquisar o aumento de vendas da empresa em que trabalha fazendo um com...

Para entender melhor, pense no seguinte exemplo: suponhamos que você deseje pesquisar o aumento de vendas da empresa em que trabalha fazendo um comparativo mês a mês de um ano para outro. Para isso, é preciso organizar os elementos presentes. Observe alguns deles:

 A população ou o universo da pesquisa (vendas cadastradas no sistema da empresa, no caso)
 O período de verificação dos dados (de janeiro a março dos anos que você deseja comparar, por exemplo)
 Escolha do modo de coleta dos dados
 Definição da maneira como os dados serão expostos

Para determinar esses elementos, é preciso conhecer alguns instrumentos básicos da estatística. No dia a dia, encontramos diversos tipos de conjuntos de dados. No contexto de uma empresa, por exemplo, temos a quantidade, a idade e o salário dos funcionários, entre outros. Todos esses conjuntos contêm informação sobre algum grupo de indivíduos ou o comportamento de um processo ou produto. As possíveis diferenças dentro desses conjuntos determinam a variação que está sempre presente na análise de dados. A estatística utiliza técnicas que avaliam essas variações e obtém informações por meio delas (TAVARES, 2011). Para compreender as técnicas da estatística, algumas definições são importantes. Também é importante destacar que a estatística se divide em duas áreas:

 Estatística descritiva: coleta, organização e descrição de dados.
 Estatística inferencial (indutiva): análise e interpretação de dados já coletados.

Coleta e exposição de dados
Há diferentes tipos de dados.

Coleta de dados
Segundo Crespo (2002), a coleta de dados pode ser classificada de duas maneiras:

1. Direta: os dados são coletados pelo próprio pesquisador por meio do levantamento de registros (contracheque/holerite, notas fiscais, livro-caixa etc.) ou diretamente por entrevista, questionário ou outro.
2. Indireta: os dados são obtidos a partir de uma coleta direta já realizada, ou do conhecimento prévio sobre os fenômenos relacionados ao fenômeno estudado. Em uma pesquisa sobre o estoque de mercadoria, por exemplo, os dados são extraídos dos balanços da empresa. A coleta indireta gera dois tipos de dados: dados absolutos e dados relativos. Dados absolutos são aqueles que se obtêm diretamente da fonte, sem nenhuma manipulação, apenas contagem ou medida. Dados relativos são obtidos por meio de cálculos matemáticos, ou seja, são resultado de especificações por quociente (razões) a partir dos dados absolutos.

Exposição de dados
A escolha do modo mais adequado para apresentar os dados obtidos ao longo de um estudo deve ter por objetivo facilitar o seu entendimento. Gráficos ou tabelas podem ser usados para expor os dados da maneira mais simples e objetiva possível.

Tabelas
A tabela é utilizada para organizar, de forma lógica, os dados de uma observação. Uma tabela compõe-se de:

 Corpo: linhas e colunas compostas pelos valores dos dados coletados.
 Cabeçalho: posicionado na parte superior da tabela, especifica o conteúdo de cada coluna.
 Coluna indicadora: descreve o conteúdo das linhas.
 Casa ou célula: espaço destinado a uma só informação.
 Título: conjunto de informações sobre a tabela que deve responder às seguintes perguntas sobre os dados: “O que são?”; “Qual período representam?”; e “Onde estão localizados?”. Localiza-se no topo da tabela.

É possível apresentar esses dados em uma tabela, de maneira organizada. Veja a figura 1.

Gráficos
O gráfico estatístico é uma maneira de apresentar os dados estatísticos. Seu objetivo é produzir uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo. Existem diversos tipos de gráfico. Os mais comuns são o de colunas, o de linhas e o circular. Para representar a tabela do exemplo anterior (salários dos funcionários do setor de logística), utilizamos um gráfico de linhas com indicação nominal ordenada de cada unid


Essa pergunta também está no material:

Texto Complementar (10) (1)
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exemplo apresentado mostra a importância da estatística na análise de dados em uma empresa. Para realizar uma pesquisa sobre o aumento de vendas, é necessário definir a população ou universo da pesquisa, o período de verificação dos dados, escolher o modo de coleta dos dados e definir a maneira como os dados serão expostos. A estatística utiliza técnicas que avaliam as variações dos conjuntos de dados e obtém informações por meio delas. A estatística se divide em duas áreas: estatística descritiva e estatística inferencial. A coleta de dados pode ser direta ou indireta, e a exposição dos dados pode ser feita por meio de tabelas ou gráficos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais