Buscar

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos pilares fundamentais da saúde pública no Brasil. O sistema é financiado por recursos públicos, buscando ass...

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos pilares fundamentais da saúde pública no Brasil. O sistema é financiado por recursos públicos, buscando assegurar que a saúde seja um direito de todos e dever do Estado. Através da participação social, do trabalho conjunto de profissionais de saúde e da comunidade, o SUS promove a construção de uma saúde mais justa e equitativa, enfrentando desafios e buscando soluções para atender às necessidades de saúde da população brasileira. Tendo em vista que a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) é um componente fundamental do SUS, analise as afirmativas abaixo e assinale V (Verdadeira) ou F (Falsa).

(  ) A PNEPS valoriza a centralização das decisões e a hierarquia nos processos de educação em saúde, visando garantir a eficiência das ações.

(  ) Um dos princípios da PNEPS é a valorização e o respeito aos saberes populares e tradicionais, reconhecendo que esses conhecimentos contribuem para a saúde das comunidades.

(  ) A PNEPS não está alinhada com a promoção da equidade em saúde, uma vez que não considera as diferenças socioeconômicas e culturais das populações.

( ) O diálogo entre diferentes atores, como profissionais de saúde, gestores, usuários e movimentos sociais, é um princípio fundamental da PNEPS, promovendo a participação e a construção coletiva do conhecimento.

(  ) A PNEPS não considera a importância da cultura na educação em saúde, focando apenas em aspectos técnicos e científicos.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. FVFVF
  2. VVFFV
  3. VVVVV
  4. FFFFF
  5. VFFVF


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) VVFFV. Justificativa: - A primeira afirmativa é falsa, pois a PNEPS valoriza a descentralização das decisões e a horizontalidade nos processos de educação em saúde, buscando a participação social e a construção coletiva do conhecimento. - A segunda afirmativa é verdadeira, pois a PNEPS reconhece a importância dos saberes populares e tradicionais na promoção da saúde das comunidades. - A terceira afirmativa é falsa, pois a PNEPS busca promover a equidade em saúde, considerando as diferenças socioeconômicas e culturais das populações. - A quarta afirmativa é verdadeira, pois a PNEPS valoriza o diálogo entre diferentes atores, promovendo a participação e a construção coletiva do conhecimento. - A quinta afirmativa é falsa, pois a PNEPS reconhece a importância da cultura na educação em saúde, buscando uma abordagem interdisciplinar e integral.

0
Dislike0
User badge image

poliana vieira

A RESPOSTA ESTÁ INCOERENTE, POIS DE ACORDO COM SUA JUSTIFICATIVA A ALTERNATIVA CORRETA SERIA A LETRA (A)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais