Buscar

Em relação à construção de Em liberdade, marque a afirmativa INCORRETA. Podem-se citar dois artifícios utilizados para garantir verossimilhança ao...

Em relação à construção de Em liberdade, marque a afirmativa INCORRETA.

Podem-se citar dois artifícios utilizados para garantir verossimilhança ao diário ficcionalizado: a entrega dos originais pela personagem Graciliano a um amigo, que os teria entregue ao editor 25 anos após sua morte.
O romance volta ao passado como forma de fazer refletir sobre o momento em que foi produzido (a ditadura militar de 64).
Em liberdade retrata a vida de Graciliano Ramos durante o período de alguns meses, logo após sua saída da prisão, contrapondo-se à sua obra confessional Memórias do Cárcere que escreveria após o término do diário.
Silviano Santiago escreve sobre a vida de um escritor que escreve sobre a vida de outro escritor, possibilitando a leitura em eco das vozes de Silviano Santiago, Graciliano Ramos e Cláudio Manoel da Costa contra a opressão e a censura.
A obra pertence ao gênero romance histórico: a história do Brasil é mantida em sua versão oficial, que serve de pano de fundo às peripécias vividas por personagens inventadas.
a) Podem-se citar dois artifícios utilizados para garantir verossimilhança ao diário ficcionalizado: a entrega dos originais pela personagem Graciliano a um amigo, que os teria entregue ao editor 25 anos após sua morte.
b) O romance volta ao passado como forma de fazer refletir sobre o momento em que foi produzido (a ditadura militar de 64).
c) Em liberdade retrata a vida de Graciliano Ramos durante o período de alguns meses, logo após sua saída da prisão, contrapondo-se à sua obra confessional Memórias do Cárcere que escreveria após o término do diário.
d) Silviano Santiago escreve sobre a vida de um escritor que escreve sobre a vida de outro escritor, possibilitando a leitura em eco das vozes de Silviano Santiago, Graciliano Ramos e Cláudio Manoel da Costa contra a opressão e a censura.
e) A obra pertence ao gênero romance histórico: a história do Brasil é mantida em sua versão oficial, que serve de pano de fundo às peripécias vividas por personagens inventadas.

Essa pergunta também está no material:

Literatura Brasileira Modernismo (2 Fase) [Difícil] - [111 Questões]
109 pág.

Enem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa incorreta é: "A obra pertence ao gênero romance histórico: a história do Brasil é mantida em sua versão oficial, que serve de pano de fundo às peripécias vividas por personagens inventadas." Isso porque "Em Liberdade" não é um romance histórico, mas sim um diário ficcionalizado que retrata a vida de Graciliano Ramos após sua saída da prisão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais