Buscar

As ondas são um dos conceitos fundamentais estudados na física, desempenhando um papel crucial na compreensão de diversos fenômenos naturais e tecn...

As ondas são um dos conceitos fundamentais estudados na física, desempenhando um papel crucial na compreensão de diversos fenômenos naturais e tecnológicos. Elas são investigadas através da disciplina da ondulatória, que explora as propriedades, comportamentos e interações das ondas. Esses estudos têm implicações tanto teóricas quanto práticas em diversos campos, incluindo acústica, óptica, eletrônica, medicina e saúde. Em relação à saúde, o entendimento das ondas é de extrema importância em várias aplicações médicas e diagnósticas. Sobre esse tema, marque a única alternativa que NÃO representa um exemplo de aplicação das ondas.

  1. Na Terapia por Ondas de Choque, as ondas de choque são ondas acústicas de alta energia usadas em terapias médicas para tratar condições como cálculos renais, lesões musculares e doenças ortopédicas. Essa terapia visa quebrar cálculos ou estimular a cicatrização de tecidos danificados.
  2. Embora a ressonância magnética envolva campos magnéticos, ela também se baseia em princípios de ondas. A técnica usa ondas de rádio e um campo magnético forte para gerar imagens detalhadas das estruturas internas do corpo, permitindo a visualização de órgãos, tecidos moles e outras características anatômicas.
  3. A técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase, do inglês Polymerase Chain Reaction) é um procedimento de diagnóstico utilizado para avaliar a capacidade auditiva de um indivíduo. Essa técnica consiste em medir a sensibilidade auditiva, ou seja, a capacidade de ouvir sons em diferentes frequências e intensidades. A PCR é frequentemente realizada por profissionais de saúde auditiva, como audiologistas, para identificar perdas auditivas e determinar o grau e o tipo de deficiência auditiva que uma pessoa possa ter.
  4. A ultrassonografia utiliza ondas ultrassônicas de alta frequência para criar imagens de órgãos internos, tecidos e fetos no corpo humano. Essa técnica não invasiva é amplamente utilizada para monitorar a saúde fetal durante a gravidez, diagnosticar problemas abdominais, avaliar a saúde cardíaca e muito mais.
  5. A Audiologia envolve o estudo das ondas também é fundamental para compreender a audição e os problemas auditivos. A audição é o resultado da detecção de ondas sonoras pelo ouvido, que são transformadas em sinais elétricos pelo sistema auditivo e interpretadas pelo cérebro. Problemas auditivos, como surdez, tinnitus (zumbido nos ouvidos) e desordens de processamento auditivo, envolvem a compreensão das características das ondas sonoras e sua interação com o sistema auditivo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que NÃO representa um exemplo de aplicação das ondas é a alternativa 3: "A técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase, do inglês Polymerase Chain Reaction) é um procedimento de diagnóstico utilizado para avaliar a capacidade auditiva de um indivíduo. Essa técnica consiste em medir a sensibilidade auditiva, ou seja, a capacidade de ouvir sons em diferentes frequências e intensidades. A PCR é frequentemente realizada por profissionais de saúde auditiva, como audiologistas, para identificar perdas auditivas e determinar o grau e o tipo de deficiência auditiva que uma pessoa possa ter."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais