Logo Passei Direto
Buscar
Observe no mapa (abaixo) as massas de ar que atuam no território brasileiro. Com base no seu conhecimento sobre o assunto e com o auxílio do cartograma, assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação aos aspectos climáticos do Brasil.

As chuvas no litoral nordestino se concentram no inverno quando a massa Polar Atlântica, que é fria, alcança o litoral do Nordeste oriental e entra em contato com a massa Tropical Atlântica, que é quente e úmida, provocando as chuvas frontais.
A massa Equatorial Continental que se origina na Amazônia Ocidental é úmida devido à presença da floresta e da rica rede hidrográfica amazônica. É a responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro.
A massa de ar Tropical Atlântica tem sua atuação mais restrita ao litoral quando encontra o planalto brasileiro ocasionando aí as chuvas orográficas. Ao penetrar para o interior do continente, esta massa, já sem umidade, apresenta significativa redução dos índices pluviométricos.
Os tipos de clima no Brasil são definidos apenas pela circulação atmosférica, com os ventos alísios de sudeste que agem sobre todo o nosso território, visto que o nosso relevo tem altitudes modestas que são incapazes de interferir na atuação das massas de ar que se formam no hemisfério sul.
a) V, F, V, F
b) F, F, F, V
c) V, V, V, F
d) F, V, V, F
e) V, F, F, V
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) V, F, F, V. Justificativa: - A primeira proposição é falsa, pois as chuvas no litoral nordestino se concentram no inverno devido à atuação da massa Tropical Atlântica, que é quente e úmida, e não da massa Polar Atlântica, que é fria. - A segunda proposição é verdadeira, pois a massa Equatorial Continental é úmida devido à presença da floresta e da rica rede hidrográfica amazônica, e é responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro. - A terceira proposição é falsa, pois a massa de ar Tropical Atlântica tem sua atuação mais restrita ao litoral, onde provoca as chuvas frontais, e não as chuvas orográficas no planalto brasileiro. - A quarta proposição é verdadeira, pois os tipos de clima no Brasil são definidos pela circulação atmosférica, com os ventos alísios de sudeste que agem sobre todo o território, e não pelo relevo, que tem altitudes modestas e não interfere na atuação das massas de ar. Portanto, a alternativa correta é a letra E) V, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estão corretas as afirmativas

I - A massa Equatorial Continental é responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro.
II - A mEa atua tanto no verão quando no inverno brasileiro, em especial na região Sul.
III - As massas de ar de maior influência no verão são a mEc e a mTa, pois atingem em conjunto todas as regiões brasileiras.
IV - As massas de ar mPa e mTa deslocam-se pelos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste brasileiro.
a) I, III, IV
b) I, II, III
c) I, II, IV
d) II, III, IV
e) III, apenas

Entre os meses de Abril e Julho, observa-se uma intensificação das chuvas em cidades da Zona da Mata nordestina, tal como Maceió-AL e Recife-PE. Esse aumento está relacionado, principalmente, à ocorrência das chuvas

frontais provocadas pelo avanço da massa Polar Atlântica (mPa) ao longo do litoral e o seu contato com a massa Tropical atlântica (mTa), quente e carregada de umidade.
orográficas provocadas, sobretudo, pela umidade da massa Equatorial atlântica (mEa) que se desloca do Oceano Atlântico e defronta-se com a planície costeira.
convectivas, que se caracterizam por serem extremamente violentas e causadas pela atuação da massa Equatorial continental (mEc).
de verão, que são precipitações torrenciais provocadas pelo movimento convectivo de ventos quentes e úmidos provenientes da massa Tropical continental (mTc).
sazonais, que se intensificam nesse período graças à expansão da atuação da massa Equatorial continental (mEc) sobre todo o território brasileiro.
a) frontais provocadas pelo avanço da massa Polar Atlântica (mPa) ao longo do litoral e o seu contato com a massa Tropical atlântica (mTa), quente e carregada de umidade.
b) orográficas provocadas, sobretudo, pela umidade da massa Equatorial atlântica (mEa) que se desloca do Oceano Atlântico e defronta-se com a planície costeira.
c) convectivas, que se caracterizam por serem extremamente violentas e causadas pela atuação da massa Equatorial continental (mEc).
d) de verão, que são precipitações torrenciais provocadas pelo movimento convectivo de ventos quentes e úmidos provenientes da massa Tropical continental (mTc).
e) sazonais, que se intensificam nesse período graças à expansão da atuação da massa Equatorial continental (mEc) sobre todo o território brasileiro.

Domingo do ga e geada. PORTO ALEGRE – O domingo foi de frio em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a temperatura, nesta manhã, girou em torno de 6Cº a 10Cº. Na madrugada de sábado, as baixas temperaturas e geada atingiram a região Nordeste do Estado. Segundo a Estação de Climatologia Urbana de São Leopoldo, o frio permanecerá no Estado até a próxima quinta-feira, com tempo bom e sol. Em virtude da época do ano em que ocorreram os fatos noticiados, eles podem ser associados

à fase final da atuação da massa polar atlântica (mPa), quando ela se apresenta fria e úmida, ocasionando fortes chuvas orográficas.
ao predomínio, durante o inverno, da massa polar atlântica (mPa), o que pode ser comprovado pela ocorrência de fortes geadas no Nordeste do estado, devido à migração de áreas ciclonais para o sul.
à atuação de ventos alísios na região.
à atuação da massa equatorial continental (mEc) que é responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro.
à atuação da massa tropical atlântica (mTa) que é responsável por provocar chuvas orográficas.
a) à fase final da atuação da massa polar atlântica (mPa), quando ela se apresenta fria e úmida, ocasionando fortes chuvas orográficas.
b) ao predomínio, durante o inverno, da massa polar atlântica (mPa), o que pode ser comprovado pela ocorrência de fortes geadas no Nordeste do estado, devido à migração de áreas ciclonais para o sul.
c) à atuação de ventos alísios na região.
d) à atuação da massa equatorial continental (mEc) que é responsável por provocar chuvas de verão na maior parte do território brasileiro.
e) à atuação da massa tropical atlântica (mTa) que é responsável por provocar chuvas orográficas.

Considerando-se as características das correntes marítimas, pode-se afirmar que

As correntes frias, empurradas pelos ventos em direção às baixas latitudes, não se misturam com as águas quentes, sendo novamente impelidas para as altas latitudes.
As correntes marítimas influenciam as médias pluviométricas e térmicas, limitando-se, porém, ao litoral.
As correntes marítimas no Hemisfério Sul seguem o sentido Leste-Oeste, seguindo o movimento dos ventos alísios, que ocorre em sentido horário.
As correntes marítimas quentes restringem-se às regiões intertropicais, ou seja, na faixa entre os trópicos de Capricórnio e Câncer.
Correntes marítimas de diferentes temperaturas podem provocar, em latitudes iguais, pluviosidades diferentes.
a) As correntes frias, empurradas pelos ventos em direção às baixas latitudes, não se misturam com as águas quentes, sendo novamente impelidas para as altas latitudes.
b) As correntes marítimas influenciam as médias pluviométricas e térmicas, limitando-se, porém, ao litoral.
c) As correntes marítimas no Hemisfério Sul seguem o sentido Leste-Oeste, seguindo o movimento dos ventos alísios, que ocorre em sentido horário.
d) As correntes marítimas quentes restringem-se às regiões intertropicais, ou seja, na faixa entre os trópicos de Capricórnio e Câncer.
e) Correntes marítimas de diferentes temperaturas podem provocar, em latitudes iguais, pluviosidades diferentes.

A massa de ar que provoca chuvas na Amazônia (sua área de origem) durante todo o ano e, no verão, estende seu domínio para outras regiões, provocando chuvas e elevação de temperatura é a massa


a) Equatorial atlântica (mEa).
b) Equatorial continental (mEc).
c) Tropical atlântica (mTa).
d) Tropical continental (mTc).
e) Polar atlântica (mPa).

Podemos dizer que estão corretas as seguintes afirmativas:

A grande extensão leste-oeste do Brasil determina diferentes zonas de iluminação e consequentemente diferentes domínios morfoclimáticos no País.
A maior parte do território brasileiro está localizada no Hemisfério Sul e em regiões de baixa latitude, ou seja, entre 0 e 30 graus, daí apresentar, predominantemente, climas tropicais.
As áreas de clima equatorial, que no Brasil prevalecem na região Norte, tem amplitude térmica anual inferiores a da região Sul, onde o clima é subtropical úmido.
Em função da proximidade do mar, podemos afirmar que Maceió (AL) tem totais de precipitação maiores que São Gabriel da Cachoeira no noroeste da Amazônia.
a) I e II
b) II e IV
c) II e III
d) I e IV
e) III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina