Buscar

Os fluidos biológicos apresentam pH característicos e constante. Os sistemas tampões desempenham papel fundamental na manutenção do pH. Considerand...

Os fluidos biológicos apresentam pH característicos e constante. Os sistemas tampões desempenham papel fundamental na manutenção do pH. Considerando as informações apresentadas e os tampões biológicos, avalie as assertivas a seguir.



I___ Mudanças bruscas no pH dos sistemas biológicos podem contribuir para melhorar o metabolismo, portanto, não causa nenhum dano.



II___ O sistema tampão fosfato é o mais efetivo no tamponamento de fluidos corpóreos, mantendo o pH sanguíneo de 3,0 a 4,0.



III___ O plasma sanguíneo é tamponado, dentre outros sistemas, pelo sistema tampão bicarbonato, que é composto pelo ácido carbônico que atua como doador de prótons e pelo bicarbonato, que atua como aceptor de prótons.


É correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas a assertiva III está correta. I___ Mudanças bruscas no pH dos sistemas biológicos podem prejudicar o metabolismo, causando danos ao organismo. II___ O sistema tampão fosfato não é o mais efetivo no tamponamento de fluidos corpóreos, e o pH sanguíneo é mantido em torno de 7,35 a 7,45. III___ O plasma sanguíneo é tamponado pelo sistema tampão bicarbonato, que é composto pelo ácido carbônico que atua como doador de prótons e pelo bicarbonato, que atua como aceptor de prótons.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais