Buscar

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doença recuperação da saúde, com ênfa...

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doença recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração de humano com o meio ambiente e a sociedade.

A partir das informações apresentadas, avalie as assertivas a seguir.

I. A atualização da regulamentação do registro de fitoterápicos por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 17/2 que foi revogada pela RDC n. 48/2004, estabelece as resoluções específicas para a normatização do registro de medicame fitoterápicos, além de introduzir, como necessário para se obter o registro, a obrigatoriedade de se apresentar o Certificac Boas Práticas de Fabricação.

II. No Brasil, apesar do reconhecimento de uso de plantas medicinais como tratamento terapêutico ser datado da década de 1 foi apenas após a publicação da Portaria n. 22/1967 que os fitoterápicos foram regulamentados no Brasil.

III. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) tem como objetivo garantir à população o acesso segur uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

IV. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) divulga os conhecimentos básicos das pra integrativas para profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS, resgatando o conhecimento tradicional e o incent pesquisa.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: III. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) tem como objetivo garantir à população o acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. I. A atualização da regulamentação do registro de fitoterápicos por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n. 17/2 que foi revogada pela RDC n. 48/2004, estabelece as resoluções específicas para a normatização do registro de medicamentos fitoterápicos, além de introduzir, como necessário para se obter o registro, a obrigatoriedade de se apresentar o Certificado de Boas Práticas de Fabricação. Essa assertiva está incorreta, pois a RDC n. 17/2 foi revogada pela RDC n. 14/2010. II. No Brasil, apesar do reconhecimento de uso de plantas medicinais como tratamento terapêutico ser datado da década de 1920, foi apenas após a publicação da Portaria n. 22/1987 que os fitoterápicos foram regulamentados no Brasil. Essa assertiva está incorreta, pois a Portaria n. 22/1987 não regulamentou os fitoterápicos, mas sim reconheceu o uso de plantas medicinais como recurso terapêutico. IV. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) divulga os conhecimentos básicos das práticas integrativas para profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS, resgatando o conhecimento tradicional e incentivando a pesquisa. Essa assertiva está incorreta, pois a PNPIC não tem como objetivo resgatar o conhecimento tradicional, mas sim integrá-lo com o conhecimento científico atual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais