Buscar

2) A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente da quantidade e variedad...

2)

A hidrografia brasileira ocupa um lugar de destaque entre os elementos naturais. O destaque nesse sentido é proveniente da quantidade e variedade hídrica presente no país.

Sobre a hidrografia do Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I – Nas bacias hidrográficas do Amazonas, São Francisco e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país.

II – A produção energética do Brasil depende diretamente da nossa hidrografia, pois aproximadamente cerca de 90% da eletricidade brasileira provém dos rios.

III – O destino dos rios brasileiros é exorréico, ou seja, deságua no mar. Devido às elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Pacífico.

Sobre a afirmativas, assinale a alternativa correta: 

Alternativas:

  • a)
  • Somente a afirmativa I está correta.
  • b)
  • Somente a afirmativa II está correta.
  • c)
  • Somente a afirmativa III está correta.
  • d)
  • Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • e)
  • Somente as afirmativas II e III estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas I e II estão corretas. Justificativa: I - Nas bacias hidrográficas do Amazonas, São Francisco e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Essa afirmação está correta, pois essas bacias hidrográficas são as maiores do país e possuem grande volume de água. II - A produção energética do Brasil depende diretamente da nossa hidrografia, pois aproximadamente cerca de 90% da eletricidade brasileira provém dos rios. Essa afirmação também está correta, pois a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. III - O destino dos rios brasileiros é exorréico, ou seja, deságua no mar. Devido às elevadas altitudes na porção ocidental da América do Sul, os rios brasileiros vão todos desaguar no Oceano Pacífico. Essa afirmação está incorreta, pois a maior parte dos rios brasileiros deságua no Oceano Atlântico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais