Buscar

Com base nas visões filosóficas sobre a relação mente-cérebro (RMC), analise as afirmativas abaixo: I Na visão Dualismo Paralelista, alma e corpo...

Com base nas visões filosóficas sobre a relação mente-cérebro (RMC), analise as afirmativas abaixo:

I Na visão Dualismo Paralelista, alma e corpo representam duas espécies de realidade totalmente distintas e autônomas, independentes e ininfluenciáveis entre si. Uma e outra coexistem e transcorrem paralelamente, sem interações recíprocas.
II Na visão Monismo Materialista nada genuinamente verdadeiro pode ser chamado de “mental” ou “espiritual”. Nega-se, inclusive, a existência fatual dos fenômenos mentais. É a posição do behaviorismo radical de Watson, Skinner e Turing. Entretanto, Bunge (1989) afirma que “não nos livramos do problema da natureza da mente declarando que ela não existe, ou que não é possível estudá-la cientificamente”.
III A visão Dualismo Interacionista é também chamada de dualismo psicofísico. Embora a alma e o corpo sejam duas realidades distintas, com certa autonomia, uma influencia a outra intimamente, havendo interação constante. Tal posição foi defendida, por exemplo, por Descartes e Herbart.
IV No Dualismo Epifenomenista o cérebro produziria ou causaria os fenômenos mentais que, por sua vez, seriam epifenômenos do cérebro, mas que não retroagiriam sobre ele. Tese defendida por Hobbes, T. H. Huxley e A. J. Ayer.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO DE PSICOPATOLOGIA
5 pág.

Sociologia FACUMINAS EADFACUMINAS EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, III e IV. Na visão Dualismo Paralelista, alma e corpo representam duas espécies de realidade totalmente distintas e autônomas, independentes e ininfluenciáveis entre si. Uma e outra coexistem e transcorrem paralelamente, sem interações recíprocas. A visão Dualismo Interacionista é também chamada de dualismo psicofísico. Embora a alma e o corpo sejam duas realidades distintas, com certa autonomia, uma influencia a outra intimamente, havendo interação constante. Tal posição foi defendida, por exemplo, por Descartes e Herbart. No Dualismo Epifenomenista o cérebro produziria ou causaria os fenômenos mentais que, por sua vez, seriam epifenômenos do cérebro, mas que não retroagiriam sobre ele. Tese defendida por Hobbes, T. H. Huxley e A. J. Ayer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais