Buscar

A respeito dos conceitos de dífono e dígrafo, selecione a alternativa correta. Os dígrafos vocálicos são aqueles em que as letras m e n indicam v...

A respeito dos conceitos de dífono e dígrafo, selecione a alternativa correta.


Os dígrafos vocálicos são aqueles em que as letras m e n indicam vogais nasais, funcionando como letras diacríticas. Nesses casos, as letras m e n são empregadas apenas para marcar a nasalidade das vogais.
Os dígrafos vocálicos são aqueles em que as letras i e u indicam vogais nasais, funcionando como letras diacríticas. Nesses casos, as letras i e u são empregadas apenas para marcar a nasalidade das vogais.
Os dígrafos consonantais são aqueles em que duas letras representam um único som consonantal. Nesses casos, as letras são empregadas para marcar a sonoridade das consoantes.
Os dígrafos consonantais são aqueles em que duas letras representam um único som consonantal. Nesses casos, as letras são empregadas para marcar a nasalidade das consoantes.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO LINGUÍSTICA AULA 08
4 pág.

Linguística I Centro Universitário UNIFAVENICentro Universitário UNIFAVENI

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os dígrafos consonantais são aqueles em que duas letras representam um único som consonantal. Nesses casos, as letras são empregadas para marcar a sonoridade das consoantes." Os dígrafos consonantais são formados por duas letras que representam um único som consonantal, como "lh", "nh", "ch", "rr", "ss", entre outros. Eles são empregados para marcar a sonoridade das consoantes. Já os dígrafos vocálicos são formados por duas vogais que representam um único som vocálico, como "ai", "ei", "oi", "ui", entre outros. Eles são empregados para marcar a qualidade do som vocálico. As letras m e n, quando aparecem junto com vogais, formam as chamadas letras nasais, que indicam a nasalidade da vogal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais