Logo Passei Direto
Buscar
OAB/ EXAME UNIFICADO-2017.3- O advogado Gennaro exerce suas atividades em sociedade de prestação de serviços de advocacia, sediada na capital paulista. Todas as demandas patrocinadas por Gennaro tramitam perante juízos com competência em São Paulo. Todavia, recentemente, a esposa de Gennaro obteve trabalho no Rio de Janeiro. Após buscarem a melhor solução, o casal resolveu que fixaria sua residência, com ânimo definitivo, na capital fluminense, cabendo a Gennaro continuar exercendo as mesmas funções no escritório de São Paulo. Nos dias em que não tem atividades profissionais, o advogado, valendo-se da ponte área, retorna ao domicílio do casal no Rio de Janeiro. Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta. a. O Estatuto da Advocacia e da OAB não impõe que Gennaro requeira a transferência de sua inscrição principal ou requeira inscrição suplementar. b. O Estatuto da Advocacia e da OAB impõe que Gennaro requeira a inscrição suplementar como advogado junto ao Conselho Seccional do Rio de Janeiro. c. O Estatuto da Advocacia e da OAB impõe que Gennaro requeira a transferência de sua inscrição principal como advogado para o Conselho Seccional do Rio de Janeiro. d. O Estatuto da Advocacia e da OAB impõe que Gennaro requeira a inscrição suplementar como advogado junto ao Conselho Federal da OAB.
User badge image
Maria Meirelles

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, a alternativa correta é a letra B. Gennaro deve requerer a inscrição suplementar como advogado junto ao Conselho Seccional do Rio de Janeiro, já que fixou residência na capital fluminense, mas continuará exercendo as mesmas funções no escritório de São Paulo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que diz respeito à tutela do direito difuso ao meio ambiente, o ordenamento constitucional exigiu o estudo de impacto ambiental para instalação e desenvolvimento de certas atividades. Nessa perspectiva, o estudo prévio de impacto ambiental está concretizado no princípio:
a. da prevenção.
b. do poluidor pagador.
c. da vedação ao retrocesso.
d. da precaução.

Marlos, advogado que em momento algum de sua carreira foi punido disciplinarmente, atualmente responde, perante a OAB, a um processo disciplinar, sob acusação de violação de sigilo profissional.
Caso condenado, ele deverá ser punido com pena de:
a. censura.
b. suspensão.
c. multa.
d. exclusão.

Ao conselho de subseção compete: a. fiscalizar as funções e atribuições do Conselho Seccional. b. representar a OAB no Conselho de Segurança do Mercosul. c. instaurar e instruir processos disciplinares, para julgamento pelo Conselho Federal. d. receber pedido de inscrição nos quadros de advogado e estagiário, instruindo e emitindo parecer prévio, para decisão do Conselho Seccional.

A Constituição Federal prevê, em um de seus dispositivos, a defesa do meio ambiente, incluindo a possibilidade de tratamento diferenciado das atividades econômicas conforme o impacto ambiental de seus produtos e serviços, bem como de seus processos de elaboração e prestação.
De acordo com essa proposição, é correto afirmar que:
a. a Constituição Federal prevê essa hipótese em seu Art. 186.
b. não há previsão constitucional nesse sentido.
c. a Constituição Federal prevê essa hipótese em seu Art.170.
d. a Constituição Federal prevê essa hipótese em seu Art. 225.

De acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, quanto à aquisição de patrimônio adquirido pela OAB, é correto afirmar que:
a. a disposição sobre bens móveis é atribuição do presidente da Seccional.
b. a alienação de bens é ato privativo do presidente da Seccional da OAB.
c. a oneração de bens é ato do presidente do Conselho Federal.
d. a aquisição de bens depende de aprovação da diretoria da OAB.

O Ministério do Meio Ambiente recomenda ao chefe do poder executivo a criação de unidade de conservação em área que possui um grande ecossistema aquático e grande diversidade biológica. Como o país passa por grave crise financeira, o chefe do executivo não quer a condenação da União ao pagamento de indenização aos proprietários dos imóveis que ficam nesta área de conservação.
Assim, assinale a alternativa que indica a Unidade de Conservação que deverá ser criada.
a. Reserva biológica.
b. Área de proteção ambiental.
c. Parque nacional.
d. Estação ecológica.

Mais conteúdos dessa disciplina