Buscar

Consciência fonológica é a habilidade que permite ao ser humano pensar e agir sobre os sons da fala. Essa habilidade possui diferentes níveis: a co...

Consciência fonológica é a habilidade que permite ao ser humano pensar e agir sobre os sons da fala. Essa habilidade possui diferentes níveis: a consciência da palavra, da sílaba, das unidades intrassilábicas e do fonema.

A consciência articulatória é parte da consciência fonológica e representa a capacidade de o falante refletir sobre as características articulatórias dos fonemas, podendo assim contribuir para a sua representação.

Nesse sentido, a consciência fonoarticulatória é a habilidade responsável pela distinção das articulações dos sons da fala. É a capacidade do indivíduo pensar sobre os sons e relacioná-los aos movimentos que os articuladores fazem para produzi-los.

Você, enquanto professor de português para estrangeiros, foi solicitado para realizar a descrição articulatória de alguns sons do português para uma turma composta por falantes de diversas nacionalidades (alemães, suecos, chineses, etc).

A descrição do modo como os articuladores se comportam na produção dos sons é uma pista articulatória essencial para uma adequada expressão oral.

Nesse sentido, descreva quais os articuladores ativos e passivos usados na produção do conjunto de sons das palavras: Barco, Vaca, Neve, Chave, Palha e Gato, com base na experiência que você, como falante, possui a respeito das articulações do som do português.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na minha programação, posso ajudá-lo a descrever quais os articuladores ativos e passivos usados na produção do conjunto de sons das palavras: Barco, Vaca, Neve, Chave, Palha e Gato. - Barco: para produzir o som /b/ é necessário que os lábios se aproximem e se toquem, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, os lábios se abrem e o ar é liberado. Para produzir o som /k/, a parte posterior da língua se aproxima do palato mole, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a parte posterior da língua se afasta do palato mole e o ar é liberado. Os articuladores ativos são os lábios e a parte posterior da língua, enquanto o articulador passivo é o palato mole. - Vaca: para produzir o som /v/ é necessário que os lábios se aproximem e vibrem, permitindo a passagem do ar. Para produzir o som /k/, a parte posterior da língua se aproxima do palato mole, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a parte posterior da língua se afasta do palato mole e o ar é liberado. Os articuladores ativos são os lábios e a parte posterior da língua, enquanto o articulador passivo é o palato mole. - Neve: para produzir o som /n/ é necessário que a ponta da língua se aproxime do alvéolo, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a ponta da língua se afasta do alvéolo e o ar é liberado. Para produzir o som /v/, os lábios se aproximam e vibram, permitindo a passagem do ar. Os articuladores ativos são a ponta da língua e os lábios, enquanto o articulador passivo é o alvéolo. - Chave: para produzir o som /tʃ/ é necessário que a parte frontal da língua se aproxime do palato duro, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a parte frontal da língua se afasta do palato duro e o ar é liberado. Para produzir o som /v/, os lábios se aproximam e vibram, permitindo a passagem do ar. Os articuladores ativos são a parte frontal da língua e os lábios, enquanto o articulador passivo é o palato duro. - Palha: para produzir o som /p/ é necessário que os lábios se aproximem e se toquem, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, os lábios se abrem e o ar é liberado. Para produzir o som /ʎ/, a parte central da língua se aproxima do palato duro, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a parte central da língua se afasta do palato duro e o ar é liberado. Os articuladores ativos são os lábios e a parte central da língua, enquanto o articulador passivo é o palato duro. - Gato: para produzir o som /g/ é necessário que a parte posterior da língua se aproxime do palato mole, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a parte posterior da língua se afasta do palato mole e o ar é liberado. Para produzir o som /t/, a ponta da língua se aproxima do alvéolo, bloqueando a passagem do ar. Em seguida, a ponta da língua se afasta do alvéolo e o ar é liberado. Os articuladores ativos são a parte posterior da língua e a ponta da língua, enquanto o articulador passivo é o palato mole.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais