Buscar

Para discutir os determinantes sociais da saúde uma das formas gráficas utilizadas é o Modelo de Determinação Social de Saúde (DSS), de Dalhgren e ...

Para discutir os determinantes sociais da saúde uma das formas gráficas utilizadas é o Modelo de Determinação Social de Saúde (DSS), de Dalhgren e Whitehead (1991). Este modelo ajuda a entender a importância do emprego, da alimentação, do saneamento e do meio ambiente saudável, entre outros, na vida das pessoas, assim como a importância da inclusão da ação social (redes sociais), e da ação estatal, por meio das políticas públicas, no enfrentamento dos problemas por esta população. 

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

I. O modelo DSS sintetiza os determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença, tanto os mais distais (emprego, educação, saneamento, etc.), quanto os mais proximais (estilo de vida, hábitos: alimentares, atividade física etc.).

II. Destaca-se a importância das redes sociais e comunitárias que fazem a mediação entre os determinantes sociais e os individuais, servindo de importante instrumento de coesão social e fundamental para a saúde como um todo.

III. Os determinantes no centro da figura, relativos ao gênero, idade e hereditariedade, conformam os aspectos biológicos e individuais da determinação da doença e devem ser mais valorizados na formação e na prática dos trabalhadores de saúde.

IV. Os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais, etnicorraciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e nos fatores de risco para a população.

V. A camada dos macrodeterminantes, relacionados às condições econômicas, culturais e ambientais da sociedade, exerce menor influência sobre as camadas subjacentes.

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e II estão corretas. Justificativa: O Modelo de Determinação Social de Saúde (DSS) de Dahlgren e Whitehead (1991) é uma representação gráfica que sintetiza os determinantes sociais, econômicos e culturais do processo saúde-doença, tanto os mais distais (emprego, educação, saneamento, etc.), quanto os mais proximais (estilo de vida, hábitos: alimentares, atividade física etc.). As redes sociais e comunitárias são importantes instrumentos de coesão social e fundamentais para a saúde como um todo, fazendo a mediação entre os determinantes sociais e os individuais. Os determinantes no centro da figura, relativos ao gênero, idade e hereditariedade, conformam os aspectos biológicos e individuais da determinação da doença e devem ser valorizados na formação e na prática dos trabalhadores de saúde. Os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais, etnicorraciais, psicológicos e comportamentais que influenciam na ocorrência de problemas de saúde e nos fatores de risco para a população. A camada dos macrodeterminantes, relacionados às condições econômicas, culturais e ambientais da sociedade, exerce maior influência sobre as camadas subjacentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais