Buscar

A internet revolucionou o mundo da informática e comunicações como nada antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o t...

A internet revolucionou o mundo da informática e comunicações como nada antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta integração. Sobre as origens da internet, análise as sentenças a seguir:

I- A história da rede de computadores criada na Segunda Guerra Mundial que deu início a Segunda Revolução Industrial.

II- De acordo com o dicionário Houaiss, internet é “rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum".

III- Em janeiro de 2007, o especialista francês Bernard Benhamou anunciou em um artigo sobre as novas questões da governança da internet que a capacidade de fragmentação da rede apresenta riscos em relação ao plano industrial e político. Ele pensava particularmente na China, que tentou criar seu próprio sistema de endereçamento, independente do DNS.

IV- As recentes revoluções na Tunísia e no Egito mostraram o papel determinante da web, dos blogs e das redes sociais na queda de regimes ditatoriais. A internet se tornou “um Titã que ninguém pode conter”, como disse o jornalista tunisiano Taoufik Ben Brik, e essa nova ciber-resistência pode, se não mudar, pelo menos acelerar o curso da história.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças II, III e IV estão corretas. 


B) Somente a sentença I está correta. 


C) As sentenças I, III e IV estão corretas.


D) Somente a sentença IV está correta. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As sentenças II, III e IV estão corretas. A sentença I está incorreta, pois a internet não foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, mas sim em 1969, com a criação da ARPANET pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Já a sentença II está correta, pois a definição de internet é realmente uma rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum. A sentença III também está correta, pois a fragmentação da rede apresenta riscos em relação ao plano industrial e político, como no caso da China que tentou criar seu próprio sistema de endereçamento independente do DNS. Por fim, a sentença IV também está correta, pois a internet e as redes sociais tiveram um papel importante nas recentes revoluções na Tunísia e no Egito, mostrando a força da ciber-resistência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes